Buscar

O que é necessário, basicamente para a elaboração ou fabricação dos bens ou ofertas dos serviços econômicos?

De acordo, com os problemas básicos da economia .

💡 6 Respostas

User badge image

VeraBidu Medeiros

Os Bens são recursos de todos os tipos capazes de atender uma necessidade, materiais ou imateriais, sobre as quais se pode ter posse ou domínio. 

Os Serviços são também recursos de todos os tipos (...) porém sobre eles não se pode exercer nem posse, nem domínio. 

 

Não sei se compreendi por completo sua pergunta, mas vou respondi com base no que entendi: 

A origem dos Bens e Serviços podem ser Livres e Econômicos. Os Livres possuem sua utilidade sem a necessidade de esforço humano e não tem valor agregado. Os Econômicos, por sua vez, são produzidos com a participação do esforço humano e, portanto, possuem valor agregado

A disponibilidade dos Bens e Serviços são Escassos e Abundantes, onde, naturalmente, os escassos são insuficientes para atender a demanda. E os abundantes são mais do que suficientes. 

Quanto à natureza dos Bens e Serviços existem os Tangíveis (materiais) e Intangíveis (imateriais) o que distingue ambos é a possibididade de ser mensurado por grandeza física - dou destaque aqui ao conceito de GRANDEZA FÍSICA, pois, é possível que seja mensurado por outro tipo de grandeza, mas a validade para esta distinção é a mensurabilidade em grandeza física. Neste caso os Tangíveis podem ser mensurados por esta grandeza, já os Intangíveis não. 

Ambos podem ser Duráveis e Não duráveis, neste caso o que diferencia é a abreviação da vida útil e obsolência. 

Agora, chegando ao ponto que, talvez, seja a sua dúvida... pois até então não vi nada acerca da fabricação. Creio que porque o objeto de estudo da Economia não seja o processo de fabricação e sim a satisfação ou não das necessidades humanas, penso que este seja o ponto onde você ficou em dúvida: 

 

A finalidade dos Bens e Serviços: 

  • Bens de consumo: São aqueles empregados na satisfação DIRETA das necessidades.
  • Bens de capital: São aqueles empregados na PRODUÇÃO DE OUTROS BENS e/ou SERVIÇOS.

Acredito que seja esse o ponto da dúvida, os BENS DE CAPITAL.

Na produção de outros bens e/ou serviços existem:

  1. Matéria-Prima: Que é todo BEM que passará por um processo de transformação para adquirir utilidade. Ou seja, ele não era útil, mas após um processo com interferência humana, ele pode se tornar útil ao ponto de satisfazer nossas necessidades. (Neste caso ele é de origem ECONOMICA e terá um valor agregado após estar pronto para o uso).
  2. Bens Primários: Encontram-se na sua forma "in natura", ou seja, na sua forma natural. Alguns destes bens podem já ser úteis, outros, precisam se tornar matéria-prima para alcançar a utilidade. Depende do BEM em questão.
  3. Bens Intermediários: São os bens que já sofreram algum tipo de transformação, mas que ainda não se tornaram ulteis. Ou seja, não estão prontos para o uso. Neste caso ele era Matéria-Prima e após iniciado o processo de transformação ele deixou de ser Matéria-Prima e passou a ser um Bem Intermediário. *Um detalhe importante é que ele também podia ser um Bem Primário, que passou a ser Matéria-Prima e seguiu no processo de transformação. Afinal, a Matéria-Prima ainda não foi alterada, por tanto, está em sua forma natural.
  4.  Bens Finais ou Acabados: Como o nome já diz, são os bens que já estão prontos para o uso, ou seja, adquiriram utilidade. Já são capazes de satisfazer alguma necessidade.
  5. Bens Recicláveis: São aqueles que perderam sua utilidade, mas podem voltar ao ponto de Matéria-Prima e passar novamente pelo processo de transformação até alcançarem utilidade. 

 

Bem Willayne, não sei se esta era exatamente sua dúvida. Espero ter contribuído de alguma forma. E não apenas para você, mas para os próximos alunos que terão acesso a esta dúvida e também a resposta. Lembrando que eu ainda estou cursando esta cadeira e posso, em algum momento, ter falando uma grande besteira. (risos)

Peço, inclusive, que aqueles que tem mais conhecimento na área que eu e que identificarem em minha resposta algum erro, me corrijam. Para que assim possamos aprender cada vez mais. Estamos aqui para isso! 

 

1
Dislike0
User badge image

Willayne Monally Felix

Muito obrigada VeraBidu, você esclareceu minhas dúvidas de forma clara e exata. 
Muito obrigada mesmo.

1
Dislike0
User badge image

VeraBidu Medeiros

Fico feliz, colega Willayne! Tive receio de não estar seguindo o caminho de sua dúvida. Estou realmente feliz em ter contribuído com seu aprendizado. Estamos juntos nessa longa jornada de conhecimento, ajudando-nos uns aos outros. Um abração!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais