Buscar

DE acordo com o art 7º CC não há decretação de ausência para morte presumida, então parte para sucessão provisória ou direto para a definitiva?

.

💡 5 Respostas

User badge image

Leoberto Bittencourt Filho

A sucessão será provisória até todas as possibilidades de encontrar a pessoa com vida sejam esgotadas, passando-se assim para a sucessão definitiva com a declaração de morte presumida, a qual será prolatada em ação declaratória ajuizada pelos herdeiros, se este possuir.
Suponhamos que a sucessão já esteja fixada definitivamente após todas as tentativas de contato com a pessoa, e que o processo de inventário ainda esteja em trâmite, sendo os bens divididos para cada herdeiro. Se o "morto" reaparece neste momento, todo o processo é extinto, tendo efeito ex-tunc.

3
Dislike1
User badge image

Lyra

não há decretação de ausência, ou seja, ele esta presumidamente morto em um dado momento em que o juiz fixará na decisão. A partir deste mometno já se opera a sucessão definitiva, não há sucessão provisória em morte presumida.

0
Dislike0
User badge image

Nayara Oliveira

De acordo com o art. 7° CC é decretada morte presumida sem decretação de ausência em casos que o agente se encontrava em perigo de vida e/ou desaparecido ou feito de prisioneiro em período de guerra e não retornar após dois anos o término da guerra. Porém, como está fixado no parágrafo único deste artigo, a decretação da morte presumida e a abertura da sucessão definiva será feita após esgotado todas as possibilidades do agente ainda se encontrar vivo, e assim, devendo a sentença fixar os prazos. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais