Buscar

 1. Avaliação I - Redação Individual (398333) -Sindicalismo e Negociação Coletiva #UNIASSELVI

 1. Avaliação I - Redação Individual (398333) -Sindicalismo e Negociação Coletiva (REH06)  Prova: 5964089 QUESTÃO: 1. Aprovada na 31ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (São Francisco - 1948), entrou em vigor no plano internacional em 4/7/1950. É considerada a mais importante das convenções da OIT, tendo sido ratificada por 108 dos 164 Estados-Membros da Organização. A Convenção nº 87 (1948) consagra e afirma o princípio da liberdade sindical e a autonomia do sindicato perante o Estado. Diante disso, escreva uma redação com o tema: LIBERDADE SINDICAL. FONTE: Disponível em: . Acesso em: 5 dez. 2016. RESPOSTA ESPERADA: A liberdade sindical engloba diversos aspectos para sua aplicação, entre eles, tem-se a liberdade associativa, liberdade de filiação, liberdade de organização, entre outros. A Convenção nº 87, que trata da liberdade sindical e direito de sindicalização, é uma das convenções mais importantes, justamente porque tem como finalidade fixar os parâmetros de relacionamento entre os sindicatos e o Estado, afirmando o princípio da liberdade sindical e a autonomia do sindicato, visando à garantia de liberdade de associação dos trabalhadores para organizar a classe ou profissão, a autonomia interna dos sindicatos para a sua gestão e de respeito ao direito individual de livre filiação e desfiliação sindical.

💡 3 Respostas

User badge image

T J

1. Os sindicatos surgiram pela necessidade de conquistar melhores condições de trabalho e salários mais justos para os trabalhadores e com o passar dos anos, os sindicatos tornaram-se a principal ferramenta de negociação e diálogo entre patrões e empregados. De acordo  com o art.  8º da Constituição Federal, "ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas". Diante disso, escreva uma redação com o tema:  O RESPEITO AOS DIREITOS DOS TRABALHADORES.

FONTE: Disponível em: <http://www.portaltributario.com.br/legislacao/art8dacf.htm>. Acesso em: 16 dez 2016.

RESPOSTA ESPERADA:

As primeiras manifestações sindicais surgiram na Inglaterra, visavam a reivindicações de salário e limites para as exaustivas jornadas de trabalho. Com o surgimento da OIT, as questões ligadas à justiça social e a melhores condições de trabalho passaram a ter maior abrangência e importância, pois padrões mínimos de respeito aos trabalhadores foram fixados. Com isso, os países têm o compromisso de respeitar, promover e realizar os padrões mínimos de respeito ao trabalhador.

0
Dislike0
User badge image

climeria crespo

evolucao do sindicalismo
0
Dislike0
User badge image

climeria crespo

com relacao a evolucao do sindicalismo
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais