Buscar

Alguém sabe me dizer algo sobre o animoácido Fenilalanina ? Obrigada !

Todas as informações, caracteristicas gerais .

💡 2 Respostas

User badge image

Yuri Poncio

Fenilalanina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos.

É um composto natural que está presente em todas as proteínas (vegetais ou animais). O corpo humano necessita da fenilalanina, pois é uma parte integral de todas as proteínas do nosso corpo. Os humanos não conseguem sintetizar a fenilalanina, logo seu consumo é aconselhado por médicos por ser um componente essencial da nossa dieta diária.

Existe um grupo de pessoas que sofrem da uma doença hereditária chamada fenilcetonúria (PKU). A estas pessoas falta uma enzima que é necessária para digerir a fenilalanina. Esta, como não é absorvida, passa a acumular-se no organismo até ser convertida em compostos tóxicos, designados por fenilcetonas (como o fenilacetato e a fenetilamina), que são expelidos pela urina. Os doentes com PKU que ingerem a fenilalanina sofrem de diferentes sintomas de toxicidade, incluindo atrasos mentais especialmente em crianças, e distúrbios intelectuais nos adultos.

Fenilcetonúria é uma doença genética causada pela falta de uma enzima chamada de Fenilalanina hidroxilase. Esta enizima, é responsável por transformar a fenilalanina em Tirosina. A tirosina, por sua vez, é transformada em neurotransmissores (dopamina e noradrenalina), substâncias importantes para o funcionamento cerebral. Ou seja, a fenilcetonúria é uma doença resultante da dificuldade para metabolização (“quebra”) do aminoácido fenilalanina.

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fenilalanina

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A substância fenilalanina é um aminoácido natural, encontrado nas proteínas tanto vegetais como animais, essencial para a vida humana e que, quando utilizada como suplemento, ajuda a emagrecer.

 

Fenilalanina faz mal apenas para os fenilcetonúricos, que são incapazes de a digerir. Na população em geral, a fenilalanina não faz mal.

 

A fenilalanina hidroxilase é o nome da enzima que digere a fenilalanina. Os fenilcetonúricos não a possuem e, por isso, para eles ela se torna tóxica.

 

Quando a fenilalanina fica no sangue em excesso e não se transforma em tirosina, ela se transforma numa substância tóxica chamada de ácido pirúvico. Esse ácido é um componente encontrado na urina ou no suor e que, quando se acumula no sangue, impede outros processos metabólicos, afetando o desenvolvimento neurológico do indivíduo, causando lesões cerebrais irreversíveis.

 

A fenilalanina é um composto que ajuda a emagrecer, pois atua no cérebro, diminuindo a sensação de fome. Ela ainda espanta o mau humor, confere mais energia, atua como analgésico e melhora a capacidade de aprendizado. Recomenda-se a suplementação com 1 a 2 gramas por dia de fenilalanina para emagrecer.

 

A fenilalanina serve para compor a célula do corpo humano, além de ser um componente essencial dos tecidos corporais. Ela é considerada um aminoácido essencial porque o organismo não a consegue sintetizar, sendo importante ingerir uma quantidade suficiente na alimentação para que o organismo fique equilibrado e produza adrenalina e tirosina em quantidades suficientes para a saúde do organismo, pois estão envolvidos em uma série de reações bioquímicas importantes.

 

Alimentos com fenilalanina Alguns exemplos de alimentos do cotidiano com alto teor de fenilalanina são:

 

Aspartame, usado como substituto do açúcar em diversas balas

 

Todos os tipos de peixes

 

Qualquer parte do frango

 

Arroz

 

Feijão

 

Qualquer alimento que contenha mais do que 5% de proteína é contraindicado para os portadores de fenilcetonúria. É obrigatório que os produtos industrializados que contenham fenilalanina tenham esta informação em destaque no rótulo do produto.

 

A Anvisa disponibiliza no seu site uma tabela para fenilcetonúricos que contém a quantidade de fenilalanina em diversos alimentos. Esta tabela é muito útil para a correta alimentação dos pacientes diagnosticados com a doença. Sem o diagnóstico e orientações médicas seguidas corretamente, a fenilcetonúria leva a convulsões, problemas de pele e cabelo, deficiência mental e até mesmo invalidez permanente.

 

A fenilcetonúria é diagnosticada através do teste do pezinho nos bebês e requer tratamento por toda a vida.

 

 

http://www.tuasaude.com/fenilalanina/

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais