Buscar

Gostaria de saber sobre a definição de, ilícito penal x ilícito administrativo!!

.

💡 2 Respostas

User badge image

Lyra

A pergunta não é muito simples. Na realidade, não existe ilícito penal, ilícito administrativo e ilícito civil. Há atos lícitos e atos ilícitos, que são todos os atos contrários ao direito. O ilícito penal é a violação de uma norma. O ilícito administrativo é a violação de uma norma. Em que pese essa consideração, classifica-se o ilícito de acordo com a natureza da sanção que ele acarreta. Um ilícito penal é aquele ato/fato que viola uma norma de conduta penal e recebe, em regra, uma medida restritiva de liberdade -> inclusive existe um dispositivo da exposição de motivos do CP que define algo mais ou menos nesse sentido. Então a lei de drogas criou um problema, pois previu o crime de porte de droga para uso próprio e não cominou nenhuma pena de privação da liberdade... então esse critério fica insuficiente... então podemos arriscar dizer que ilícito penal é a conduta que vulnera os bens jurídicos mais importantes para a convivência social harmônica -> esse conceito ainda é passível de críticas, pois definir o que é crime, contravenção ou ilicito extrapenal é uma decisão pol'tica do legislador...mass, é o conceito "menos ruim"apontado pela doutrina.. ilícito administrativo seria, então, a contrariedade às normas de conduta que acarretam sanções disciplinares.

5
Dislike0
User badge image

Fernanda Favarin Retcheski

O Ato ilícito seja penal ou administrativo são atos contra a norma. O ílicito é classificado de acordo com as sanção que vai acarretar.

Ex:ilícito penal a sanção seria prisão.

Ilícito administrativo por exemplo, a sanção seria multa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais