Buscar

Por que o miocárdio e mais largo do lado do ventrículo esquerdo?

#Anatomia

💡 5 Respostas

User badge image

Yasmin Mazlum Felix

Porque o ventriculo esquerdo é responsavel por bombear o sangue que chega das veias pulmonares para o corpo todo, e ele precisa fazer isso contra a ação da gravidade por esse motivo ele precisa ser mais forte que o ventriculo direito, o ventriculo direito não precisa de tanto esforço pois os pulmões ficam ao lado do coração é um caminho curto. 

1
Dislike0
User badge image

Rômulo C Ar

Porque é à partir de onde o sangue, rico em O², é ejetado para a circulação sistemica à partir da artéria Aorta que é a mais calibrosa do corpo humano. Não locallizei esta resposta em fontes. Aguardo com expectativa sua correção Gilliard. :)

 

Abçs

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

No período de desenvolvimento embriológico o coração apresenta aspecto poroso, com serie de fibras entrelaçadas formando trabéculas com recessos que se comunicam com a cavidade ventricular. O miocárdio sofre compactação no sentido do epicárdio para o endocárdio e da base para o ápice, na quinta oitava semanas de vida embrionária, dessa forma, irá determinar o aspecto normal do músculo cardíaco. Durante esse processo a circulação coronariana se desenvolve e os recessos intertrabeculares são reduzidos a capilares. Assim, a compactação desenvolve mais no ventrículo esquerdo do que no direito. Caso não ocorresse dessa forma, ocasionaria a não compactação isolada ventricular esquerda que é uma desordem miocárdica caracterizada por trabeculações no ventrículo esquerdo. Causa insuficiência cardíaca arritmias e fenômenos tromboembólicos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais