Buscar

Explique qual o conceito de lipídios. Correlacione com o conceito de proteína e carboidratos. Qual a diferença entre eles

💡 2 Respostas

User badge image

Amanda Lopes

São moléculas orgânicas formadas apartir de associação entre ácidos graxos, alcool, tal qual óleos e gorduras.As proteinas e os carboidratos são fundamentais para a nossa refeição, mas lembrando que temos que dosar a quantidade de cada uma. Espero que ajude.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Lipídios: São chamados de gorduras e são biomoléculas orgânicas constituídos por carbono (em maior número), hidrogênio e oxigênio. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo. As gorduras servem principalmente como fornecedores de energia, sendo degradadas nas células durante a respiração celular, fornecendo 2,23 vezes mais energia/kg quando da oxidação, em relação aos carboidratos.


Carboidratos: a designação inicial de carboidratos ocorreu por serem hidratos de carbono. Eles podem ser chamados, de uma maneira geral, de glicídios, amido ou açúcar. Têm como principal função a de servir como combustível energético para o corpo.


Proteínas: São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. São as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas e também existem proteínas que têm o objetivo de defender o nosso corpo de agentes agressores (os anticorpos).


A diferença básica entre eles está na sua composição e funções, como mostrado a cima, que são especifícas e direcionadas para realizar efeitos em áreas direcionada do organismo (corpo).


fonte

1.https://www.grupoescolar.com/pesquisa/quimica-alimentar--carboidratos--lipidios--proteinas.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais