Buscar

Perante a visao de Platao, diferencie conhecimento do mundo sensível para o conhecimento do mundo inteligível

filosofia avalista de platao.

💡 1 Resposta

User badge image

Luciana

Segundo Platão o conhecimento do mundo sensível é cópia imperfeita e transitória do mundo das ideias; é um mundo corpóreo, mutável e ilusório, se perece com o tempo.  Já o mundo das ideias o conhecimento é o modelo do mundo sensível, de forma incorpórea e transcendente. Ou seja, é um conhecimento real, eterno, imutável, que escapa à ação do tempo, qualificando-o como divino. 

O conhecimento do mundo inteligível é anterior já que remonta ao momento em que a alma, antes do nascimento, se contempla com ele e, encarnada, perde o contato com os modelos incorpóreos, passando a conviver com suas cópias (objetos sensíveis). Aos poucos o homem vai recuperando o conhecimento das ideias. Para se ter uma compreensão real do mundo sensível deve-se abstrair as suas imperfeições para chegar à sua essência.

No plano sensível o conhecimento é mera opinião, plausibilidade, como na alegoria da caverna em que os prisioneiros acreditavam que as sombras eram a realidade. Já o conhecimento do mundo inteligível é a certeza, proveniente de uma demonstração racional. 

7
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais