Buscar

O que é transporte vesicular,como ocorre e qual sua importância?

💡 2 Respostas

User badge image

Dayana Sampaio

As vesículas de transporte brotam a partir de regiões revestidas e especializadas da membrana, podendo ser esféricas ou tubulares.

Leia mais em: https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/vesiculas-transportadoras
Copyright © Portal São Francisco

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

 A natureza, dimensão e quantidade da substância a ser internalizada define o modo ou processo pelo qual será conduzida ao interior da célula. O transporte através da membrana plasmática com o uso de proteínas canais ou carreadoras específicas é uma opção para o transporte de íons e pequenas moléculas, enquanto o transporte por meio de vesículas é empregado em caso de volumes maiores, sejam líquidos ou sólidos. Apesar de ambos os processos envolverem o uso de receptores de membrana, considera-se que o transporte vesicular seja menos específico, porém mais vantajoso devido ao grande volume transportado.


O transporte vesicular que conduz substâncias para o interior da célula é denominado de Endocitose, enquanto o transporte que as conduz ao exterior é denominado Exocitose. Como característica de distinção entre esse dois processos, refere-se o evento de destacamento de um segmento de membrana plasmática para a formação da vesícula na Endocitose e a adição de um segmento de membrana à membrana plasmática, no processo de Exocitose.


Quando há transferência de elementos de um pólo ao outro da célula por meio de vesículas, o processo é denominado Transcitose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais