Buscar

O que é detentor da posse e qual a diferença entre detentor e possuidor ?

Pergunta relacionada aos assuntos da ementa de Direito Civil IV

💡 5 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade.

A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, não anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.

DETENTOR

Considera-se detentor aquele que, achando-se em relação de dependência para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instruções suas.

Aquele que começou a comportar-se do modo especificado, em relação ao bem e à outra pessoa, presume-se detentor, até que prove o contrário.

0
Dislike0
User badge image

Alexce Chaves da silva

detentor é aquele que conserva a posse sobre ordens ou instruções de outro.

possuidor é aquele que tem a posse de direito e pode exercer plenamento ou não os poderes inerentes a propriedade.

a pincipal diferença entre detentor e possuidor é que o detentor não pode sem devida autorização do possuidor reaizar quais quer nogocio juridico que envolva o bem em questão como por exemplo venda ou aluguel.

espero ter ajudado.

3
Dislike0
User badge image

Lyra

a posse é uma situação de fato com efeitos jurídicos. Tem a posse aquele que exerce qualqeur um dos poderes inerentes ao direito de propriedade (usar, fruir..) A detenção é uma restrição jurídica, uma norma jurídica afirma que mesmo quando a pessoa estiver exercendendo um dos poderes inerentes ao direito de propriedade ela não será possuidora - na verdade ele está exercendo a posse em nome alheio (fâmulo da posse). Conclusão: por isso até podemos falar que o possuidor é aquele que exerce os poderes da propriedade e não se enquandra em uma das hipóteses de detenção.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O detentor é aquele que está na propriedade exercendo um dos ponderes inerentes de forma clandestina, por meio de violência, por mera permissão do possuidor ou por ter uma ligação econômica o possuidor como no caso de um caseiro que toda conta da propriedade.

Tem a posse aquele que exercer um dos poderes referente a propriedade, ou seja, aquele cabas de usar, fruir, dispor e reaver a propriedade.

A diferença entre possuidor e detendor é que o primeiro da função a propriedade tendo a posse da coisa e o detentor poderá até dar função a propriedade mas não terá a posse da coisa.

0
Dislike3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais