Buscar

Maria deu à luz a João em 10 de Maio de 2013. No entanto...

uma fatalidade aconteceu, emocionado o pai da criança (José) acaba enfartando e morrendo no dia 11 de Maio de 2013. No momento do parto, houve dúvida se a criança nasceu com vida ou morta. Explique em no máximo cinco linhas porque é fundamental determinar se esta criança nasceu com vida ou não e como esta prova poderia ser produzida.

💡 5 Respostas

User badge image

Maria Vilma Gomes da Silva

É fundamental saber se o nascituro nasceu com vida, baseando-se na teoria naturalista este requisito é unico para aquisição de direitos e deveres. Tendo em vista que o nascituro não é considerado pessoa natural, tem apenas uma proteçao juridica que para ser aplicada é necessario que haja vida.

"Considera-se que o recém nascido tenha nascido com vida a medida que tenha conseguido respirar. Assim, na dúvida se a criança nasceu viva ou morta, verifica se ela chegou ou não a respirar, apurando-se a existencia ou não de ar em seus pulmões. Trata-se do exame denominado  docimasia pulmonar". GIORDANI, 2004, P. 54

10
Dislike5
User badge image

Luciana

Para o direito civil, segundo a Teoria Natalista a personalidade civil só se inicia com o nascimento com vida, antes dele não é pessoa humana e nem titular de direitos, mas de meras expectativas de direitos. Apenas com o seu nascimento com vida é que, se tornando titular de direito e obrigações, poderá ser herdeiro. A prova do nascimento com vida pode ser realizada por meio de exame pericial de Docimácias Hidrostáticas de Galeno.

7
Dislike0
User badge image

Rômulo Stumpo

Para o direito civil, segundo a Teoria Natalista, a personalidade jurídica, somente se inicia com o nascimento com vida, antes dele não é dotado de personalidade, portanto, tem apenas expectativa de direitos. Nega seus direitos fundamentais, tais como, o direito à vida, à investigação de paternidade, aos alimentos, ao nome e até à imagem. De acordo com a Teoria da Personalidade Condicional, os direitos do nascituro estão sujeitos a uma condição suspensiva, portanto, sujeitos à condição, termo ou encargo. Ao ser concebido o nascituro poderia titularizar alguns direitos extrapatrimoniais, como, por exemplo, à vida, mas só adquire completa personalidade quando implementada a condição de seu nascimento com vida.

Adeptos: Silvio Rodrigues, Caio Mario da Silva Pereira, San Tiago Dantas e Silvio de Salvo Venosa.

Adeptos: Washington de Barros Monteiro, Miguel Maria de Serpa Lopes, Clóvis Beviláqua e Arnaldo Rizzardo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais