Buscar

Defina o ritmo escapuloumeral?

e descreva as fazer da abdução.

💡 9 Respostas

User badge image

Matheus Leonardo

ritmo escápulo-umeral é definido como a seqüência das intervensões das articulações gleno-umeral e escápulo-umeral no movimento de abdução do ombro numa seqüência temporal, mensurando-se a contribuição de cada articulação na amplitude do movimento.

Nem sempre se encontra as mesmas informações sobre o ritmo escápulo-umeral, ocorrendo pequenas variações de um autor para o outro.

Primeiramente é a articulação gleno-umeral que entra em ação. Ela realiza o movimento de abdução até, aproximadamente, 30 graus, em decorrência da ação dos músculos deltóide supraespinhoso.

Depois há a intervenção da articulação escápulo-torácica, que ocorre de 90 a 150 graus, através de uma rotação superior em função dos músculos serrátil, trapézio superior e inferior.

5
Dislike1
User badge image

Claudineia Silva Bispo

A  fase inicial de uma abdução é individualmente variavel ,mas depois de 30° de abdução ,ocorre uma razão de 2:1 ,ou seja , para cada 15° de movimento entre 30 a 180 de  abduçaõ 10° ocorrem na articulação glenumeral e 5 ocorreram na articulação escapulatoracica.

2
Dislike0
User badge image

Gledson Homero

Como seria esse ritmo de forma invertida?

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais