Buscar

João, 21 anos, vende uma moto para Paula, 17 anos. No dia posterior à venda, André faz uma proposta a João pela mesma moto, propondo-se a pagar 25%

CONTINUAÇÃO...

a mais. João poderá desfazer o negócio com Paula alegando ela possuir apenas 17 anos e que não estava devidamente assistida no negócio jurídico? Fundamente.

OBS: Posso utilizar o art. 150 do CC para justificar a resposta?

💡 6 Respostas

User badge image

Lyra

Ariani, creio que você não possa usar o art 150, pois a Paula não teve dolo. entendo mais adequado que voc~e fundamente no art 105.

1
Dislike0
User badge image

André Luis Albino de Moraes Marques

A venda será desfeita por haver ilicitude no negócio jurídico, muito antes da realização do pagamento, pela idade de Paula ser de 17 anos. 

1
Dislike0
User badge image

Ariani Marqueti Ribeiro

Obrigada André. Mas, pelo que entendi, João sabia que Paula tinha 17 anos e mesmo assim vendeu a moto a ela. Portanto, creio que o negócio não pode ser desfeito, fundamentando ainda pelo art 105 do CC que diz: A incapacidade relativa de uma das pertes não pode ser invocada pela outra em BENEFÍCIO PRÓPRIO, nem aproveita aos cointeressados capazes, salvo se, nete caso, for indivisíbel o objeto do direito ou da obrigação comum.

O que acha? Concorda comigo?

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes