Buscar

qual a diferença entre dolo e culpa

💡 7 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

O dolo ocorre quando a ação é deliberada, ou seja, deriva da vontade do agente. Enquanto a culpa, embora tenha efeito de reprovação, não decorreu de um ato de vontade, mas sim por negligência, imprudência ou imperícia do autor.

1
Dislike1
User badge image

Adriano Naamã

é importante saber que todo o crime é a título de dolo, porém o dolo defere da culpa no sentido da intenção, ou seja; o agente deve ter a real e consciente intenção de praticar a conduta tipica, antijurica e culpavel. Já na culpa também ocorreu o dolo, porém é possivel comprovar que o agente praticou a conduta contendo um ou todos os requisitos que reza o artigo 18 do Decreto-Lei n. 28848/1940 - imprudencia, impericia ou negligência.

1
Dislike0
User badge image

vitoriia virginia

Dolo é a conduta voluntária e intencional de alguém que, praticando ou deixando de praticar uma ação, objetiva um resultado ilícito ou causar dano a outrem. ... Já a culpa é a conduta voluntária, porém descuidada de um agente, que causa um dano involuntário, previsível ou previsto, a outrem.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais