Buscar

o que acontece em uma lesão reversível quando ocorre a hipóxia?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Pode ocorrer a entrada de água e cálcio dentro da célula devido o desequilíbrio eletrolítico, uma vez que não se tem oxigênio suficiente para gerar ATP e fazer a Bomba de Sódio e potássio funcionar para instabilizar essa concentração.
4
Dislike1
User badge image

Victor Cesar

Boa noite, em se tratar de uma lesão reversivel acreditamos que td irá ocorrer para uma evolução daquele tecido, mas quando temos uma situação de hipóxia, ficamos com um pé atras pois sabemos que o oxigênio é fundamental para a vida de uma célula nos tecidos, sem eles acredito que as celulas podem morrer e se caracterizar um tecido necrotico e consequentemente o que seria uma lesão reversivel se torna irreversivel.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Falando da lesão celular reversível (LCR), temos que se a isquemia ou a hipóxia ocorrerem por um curto período de tempo, a célula pode voltar à sua condição normal, conhecida como RCI. Nas artérias coronárias, a contratilidade miocárdica é revertida se a circulação for restaurada rapidamente.


A patogênese da LCR é descrita abaixo.

Diminuir o suprimento de oxigênio, diminui a respiração aeróbia das células pelas mitocôndrias, devido à diminuição da geração de ATP.

Para manter o suprimento de energia para a glicólise anaeróbica da célula ocorre para gerar ATP.

Diminui o nível de glicogênio. Este resultado aumenta a acumulação de ácido láctico. Assim, diminui o pH intracelular.
Isso causa aglomeração de cromatina nuclear.

Diminuir ATP causa falha de energia requerendo bomba Na. Lá, causando acúmulo de Na e difusão de K fora da célula, resultando em inchaço celular.

Se a hipóxia continuar, a síntese de proteínas intracelulares diminui devido a danos nos ribossomos e polissomas.
Continuar a hipóxia provoca alterações no citoesqueleto com perda de microvilosidades e formação de bolhas na superfície da célula.

Este inchaço resulta em inchaço nas mitocôndrias e ER (retículo endoplasmático). Se a reperfusão nesse estágio, as alterações podem ser reversíveis, o resultado é lesão celular irreversível.


Portanto, na LCR, temos a diminuição da geração de ATP celular, que é o primeiro ponto de ataque da hipóxia é a respiração aeróbica das células. O ATP é essencialmente requerido para uma variedade de funções celulares, tais como transporte iônico, síntese de proteínas, síntese lipídica e metabolismo lipídico de fósforo. O ATP em humanos deriva de duas fontes, respiração aeróbica ou fosforilação oxidativa em mitocôndrias e via glicolítica anaeróbica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais