Buscar

"Neurônios" Para que serve a bainha de mielina?

#Fisiologia

💡 3 Respostas

User badge image

Matheus Leonardo

A bainha de mielina é uma éspecie de dobras múltiplas e em espiral em torno do axônio dos neurônios. É de grande importância p/ a nossa saúde.Sua função é acelerar a velocidade da condução do impulso nervoso. Sua destruição pode provocar doenças como: 

Esclerose múltipla: este tipo de patologia leva a uma destruição da bainha de mielina que recobre e isola as fibras nervosas do sistema nervoso central (estruturas do cérebro). Esta doença causa uma piora do estado geral do paciente, levando-o à fraqueza muscular, rigidez articular, dores articulares e descoordenação motora causando dificuldades para realizar vários movimentos com os braços e pernas, perda do equilíbrio em pé, dificuldade para andar, tremores, e formigamento em partes do corpo.

4
Dislike1
User badge image

Talita Vieira

Facilitar e acelerar a propagação do estímulo elétrico.  Fazendo uma analogia com um fio elétrico, o axônio seria o fio de cobre e a bainha de mielina a capa plástica que o envolve. Assim como um fio elétrico desencapado pode provocar curto-circuito, o axônio com lesão da bainha de mielina não funciona bem. (:

1
Dislike0
User badge image

Vanquiria Klipel

O neurônio é formado por um corpo celular, onde fica localizado o núcleo da célula e as organelas celulares, os dendritos e o axônio. Este último se configura em formato cilíndrico, tendo seu início no corpo celular e seu final no terminal axônico, onde são realizadas as sinapses. A bainha de mielina é um revestimento descontínuo do axônio e tem função isolante. A bainha de mielina acelera a condução do impulso nervoso, pois ela funciona como um isolante, sendo assim, os impulsos ocorrem aos saltos ao longo do axônio, através dos nódulos de Ranvier. Estes funcionam como replicadores e o impulso é fortalecido e enviado em salvas, de nódulo em nódulo, onde íons de sódio invadem o nódulo e em seguida os canais de potássio se abrem para propulsionar o impulso até a nódulo seguinte. (MENDES; MELO, 2011)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais