Buscar

fazer uma pesquisa sobre combustiveis do ponto de vista quimico, ambiental e social

💡 1 Resposta

User badge image

Leticia Graft

Neste momento, é importante fazer uma distinção entre o que significa, para nós consumidores, a palavra álcool e o que significa o álcool do ponto de vista da química. Popularmente, chamamos de álcool aquele líquido incolor de odor característico que evapora com facilidade e que usamos para diversas finalidades (desinfecção, combustível, solvente etc.). Na verdade, para estas finalidades estamos falando geralmente do álcool etílico (nome comum) ou etanol (nome oficial). Mas do ponto de vista químico, álcool é o composto orgânico que contém um grupamento OH (hidroxila) ligado a um carbono primário. O metanol tem sido usado como combustível, mas devido a sua maior reatividade e toxicidade ao ser humano, seu uso tem diminuído consideravelmente em relação ao etanol. Assim, abordaremos aqui apenas a utilização de etanol.

No ponto de vista ambiental a vantagem utilizar álcool como combustível o álcool é produzido a partir da cana-de-açúcar ou do milho, ou seja, é uma fonte de energia renovável, enquanto a gasolina é combustível fóssil não renovável, então não é ecológico, pois sua queima libera CO2 para atmosféra, enquanto o álcool também, porém como ele é uma fonte de energia renovável pressupõe que em seu plantio parte do CO2 liberado em sua queima é capturado na fotossíntese das culturas que lhe dá origem. Em sua queima, a liberação de gases poluentes é bem pequena e isso diminui o aquecimento global. sua produção é mais fácil, haja vista que ele pode ser derivado da cana-de-açucar, beterraba entre outros.

No entanto, apesar de toda a publicidade a favor do uso do álcool combustível como alternativa de Desenvolvimento Sustentável, do ponto de vista do suprimento energético, cabem reflexões a esse respeito. O cultivo e o processamento de cana para produção de álcool combustível, assim como em outras atividades industriais, incorre em interferências importantes no ambiente, resultando em prejuízos tanto do ponto de vista ambiental, quanto social. Na verdade a indústria sucroalcooleira, tal como se apresenta, é parte de um contexto maior, em que o modelo de desenvolvimento econômico impõe uma estrutura de organização produtiva que privilegia a produção em larga escala e o rápido retorno econômico, em detrimento de outros fatores mais essenciais para a sustentabilidade. O caminho da análise custo-benefício socioambiental é bastante tentador e é normalmente por onde seguem as discussões sobre a escolha de alternativas tecnológicas, como é o caso do álcool. Porém, esse é um caminho certamente bastante perigoso pois dificilmente as análises feitas são capazes de lidar com a complexidade dos problemas reais, do ambiente natural e da dinâmica social. Dessa forma, é muito provável que inúmeras relações da complexa teia que constitui o ambiente sejam deixadas de lado. Não deve causar espanto, portanto, se os problemas fundamentais persistirem, tal como antes.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais