Buscar

sobre os sujeitos de direito individual e a emergência de sujeitos coletivos de direitos, qual a relação entre a sociedade e o direito como ciencia?

 emergência de sujeitos coletivos de direitos (por exemplo grupos étnicos, LGBT, deficientes, obesos, gênero, infância, etc)  Se preferir, cite um exemplo que ilustre essa relação: sociedade e Direito. 

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Pataro

O Direito individual , ou direitos de primeira dimensão surgiu como oposição aos exageros que o Estado fazia contra o seu cidadão, um não fazer que gerou um grande avanço social e jurídico, todavia mostrou-se insuficiente dado a evolução social, dinâmicas cada vez mais complexas e  desigualdades crescentes. Dessa forma surgiu os direitos de segunda e terceira dimensão, agora direitos que são um dever so estado em prol do bem estar social, proteção das minorias e equilibrio das desigualdades. Graças a tal evolução o direito como ciência passou a incidir cada vez mais, surgindo inclusive o Estado Democrático de Direito, afastando a auto-tutela e oragnizado as relações como um todo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais