Buscar

o que é sentimento constitucional?

💡 2 Respostas

User badge image

Dílson Silva Silva

Nas palavras da Douta profa. Rossi: O sentimento constitucional é um laço moral entre as instituições e os homens. Se esta vinculação moral falha, resulta em- que nada é sólido nem regular; Não há ciúme na defesa da ordem estabelecida; Nem espírito de continuidade das reformas. Enfim, o sentimento constitucional é indispensável para a permanência e funcionamento regular das instituições.
3
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

O acatamento à Constituição, para assegurar sua permanência, não se resolve exclusivamente no mundo das normas jurídicas, que modela e conduz à supremacia da Constituição.

O acatamento à Constituição ultrapassa a imperatividade jurídica de seu comando supremo. Decorre, também, da adesão da população à Constituição, que se espraia na alma coletiva da Nação, gerando formas difusas de obediência constitucional. É o que é chamado pela doutrina de sentimento constitucional (Verfassungsgefuhl).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais