Buscar

farmacologia

João recebeu alta e o médico lhe prescreveu varfarina (anticoagulante) por via oral. Na sua consulta para acompanhamento, ele informou ao médico que, em uma de suas viagens, ingeriu por acidente alguns comprimidos de metronidazol e questionou se isto poderia causar algum problema em sua saúde. O médico informou que o metronidazol poderia aumentar os níveis de varfarina e afetar seu tratamento, oferencendo risco de hemorragia. Por que isto pode acontecer? Que tipo de interação ocorre entre esses fármacos? O que acontece com os fármacos no organismo após a absorção? Como é determinado o regime para administração do fármaco?

💡 2 Respostas

User badge image

Caroline Siqueira

O metronidazol naturalmente inibe o citocromo P450, que é um conjunto de enzimas responsáveis pelo metabolismo de diversas substâncias, inclusive da warfarina. Como vai estar inibido, a warfarina nao será metabolizada e terá seus níveis aumentados no sangue, aumentando o risco de sangramento (já que a mesma é anticoagulante)

0
Dislike0
User badge image

Caroline Siqueira

Se possível, evitar a administração simultanea. Caso não seja possível, deve-se monitorar o tempo de protrombina, e observar o paciente quanto a sinais de hemorragia. O tempo de protrombina é um exame de sangue que avalia a capacidade do sangue para coagular e é  usado rotineiramente por pacientes que tomam anticoagulantes orais, como Warfarina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais