Buscar

penal

André foi indiciado pela prática de crime de estupro de vulnerável, figurando como vítima Josefa, filha da grande amiga da Promotora de Justiça Carolina, que, inclusive, aconselhou a família sobre como agir diante do ocorrido. Segundo consta do inquérito, André encontrou Josefa em uma festa de música eletrônica e, após conversa em que Josefa afirmara que cursava a Faculdade de Direito, foram para um motel onde mantiveram relações sexuais, vindo André, posteriormente, a tomar conhecimento de que Joana tinha apenas 13 anos de idade. Recebido o inquérito concluído, Carolina oferece denúncia em face de André, imputando-lhe a prática do crime previsto no Art. 217-A do Código Penal, ressaltando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido de que, para a configuração do delito, não se deve analisar o passado da vítima, bastando que a mesma seja menor de 14 anos.

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

Pode-se aplicar a exclusão da tipicidade visto que a menina mentiu falando que fazia faculdade de direito e presume-se que quem faz uma faculdade e vai a uma festa como foi explicado na questão tenha uma idade mais elevada e não 13 anos, nesse caso aplica-se a exclusão da tipicidade visto que não há dolo na conduta do agente e também o erro de tipo haja vista ele errou quanto a elementar (menor de 14 anos) existente no tipo penal. Espero ter ajudado.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais