Buscar

como funciona o ciclo da ureia ?

💡 3 Respostas

User badge image

Jairo Lima da Silva Junior Júnior

Ciclo da ureia ou Ciclo da Ornitina, é um ciclo de reações bioquímicas que ocorrem nos animais terrestres para produzir ureia [NH2-CO-NH2-] a partir de amoníaco (NH3-). Ocorre parte nas mitocôndrias e parte no citoplasma principalmente dos hepatócitos (células do fígado), mas também, em menor grau, nos rins.
1
Dislike0
User badge image

Leticia Nano

O ciclo da ureia funciona da seguinte forma: proteinas exógenas vão ser quebradas em nossos organismos e endógenas também, como processo de renovação. Essas proteinas vão ser eliminadas na forma de ureia. Primeiramente quebradas em aminoácidos, e estes sofrem transaminação. A transaminação é a transferência do grupo amino de um aminoácido para o alfacetoglutarato principalmente, formando um cetoácido( parte do esqueleto carbônico) e o glutamato. Existem aminoácidos que se transformam em glutamato de outra forma , mas é exceção. O glutamato então possui dois destinos, sofrer novamente uma transaminação,ou desaminação . Na transaminação o grupo amino ficará no aspartato*, e a parte do esqueleto carbônico no oxalacetato. o aspartato entrará no ciclo da ureia.

Já a desaminação produz a amônia, que no nosso metabolismo vira amônio. O amônio combinado com o bicarbonato formará o carbomoil fosfato.Este se juntará à ornitina produzindo o citrulina, e saindo da mitocôndria hepática. A citrulina ao se juntar com o aspartato* formará o arginiossucinato, com o gasto de dois atps ( na verdade de ATP a AMP, utilizando duas quebras). Ele então vai liberar o fumarato (nao tem o grupo amina ), que vai diretamente pro ciclo de krebs. O restante é a arginina, que liberando a ureia, tem como esqueleto carbonico a ornitina, e o ciclo se repete.

espero ter ajudado!! 

1
Dislike0
User badge image

Ana Luisa Alves Domingues de Faria

Muito obrigada !!!

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais