Buscar

Semelhanças e diferenças entre Usucapião e desapropriação privada?

Direito Civil V posse e propriedade direito das coisas 

💡 3 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Trago algumas considerações trazidas pelo professor Flávio Tartuce (2016, Editora JusPodivm):

  • Na usucapião coletiva urbana, os ocupantes devem ser de baixa renda; na desapropriação judicial privada, não há essa necessidade. 

  • Na usucapião coletiva urbana, a área deve ter, no mínimo, 250 m2, exigência que não está presente na desapropriação judicial privada, bastando uma extensa área. 

  • A usucapião coletiva somente se aplica aos imóveis urbanos, enquanto a desapropriação judicial privada pode ser aplicada aos imóveis urbanos ou rurais. 

  • Na usucapião, não há direito à indenização. Na desapropriação deve haver indenização prévia.

Ademais, a usucapião é uma questão de fato, que somente será declarada a posteriori, enquanto a desapropriação privada é uma situação jurídica que depende de sentença constitutiva.

Quanto às semelhanças, são formas de aquisição da propriedade, que se caracterizam pela conferência de função social a determinado bem, de forma mansa, pacífica, ininterrupta e com animus domini.

2
Dislike0
User badge image

Renata Nogueira

Para haver possibilidade de usucapião coletivo, faz se necessario que os moradores estejam em uma area urbana com mais de 250 m² , onde não seja possivel indetificar o terreno de cada possuidor. Além deste é necessário que eles atendam a dois critérios: o temporal, que seja cinco anos de posse pacifíca, o de propriedade onde os interessados no usucapião não podem possuir nenhum outro imovél, seja ele urbano ou rural.

Apesar de alguns doutrinadores considerarem a desapropriação judicial como ''espécie'' de usucapião o entendimento majoritário é que este é um novo instituto. A principal diferença é fato de haver a nessecidade dee uma indenização no caso de desapropriação judicial, fato que não ocorre no uso do usucapião.      

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais