Buscar

Alguem me dê uma definição da teoria do diálogo das fontes

💡 3 Respostas

User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O diálogo das fontes ocorre quando as diversas fontes do direito são combinadas para alcançar a solução, seja pela interação entre fontes principais e subsidiárias, gerais e especiais ou superiores e inferiores.

Fonte principal é a lei em sentido amplo, enquanto as subsidiárias seriam a analogia, os costumes, os princípios gerais do direito e, quando for o caso, a equidade.

Fontes gerais são aquelas que tratam de questões mais amplas e genéricas, sendo assim consideradas quando em comparação com as fontes especiais, ou seja, aquelas que tratam mais especificamente de determinado assunto.

Por fim, fontes superiores são aquelas que ocupam posições hierarquicamente maiores que outras, como se dá entre lei e Constituição, por exemplo.

1
Dislike0
User badge image

Tatiana Rodrigues

A essência da teoria é que as normas jurídicas não se excluem, supostamente porque pertencentes a ramos jurídicos distintos, mas se complementam.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais