Buscar

Qual a diferença, com exemplos, entre imperícia, imprudência e negligencia?

Classificação quanto a intenção um crime pode ser doloso ou culposo, sendo que no crime culposo o sujeito não deseja o crime, porém o mesmo ocorre sem sua intenção, por conta de uma imperícia, imprudência ou negligencia.

💡 8 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Esses três termos podem ser classificados como modalidades de culpa. É comum ouvirmos falar em negligência, imprudência e imperícia em casos de erro médico, acidentes de trânsito, acidentes com armas de fogo, entre outros tantos.

Negligência:

Na negligência, alguém deixa de tomar uma atitude ou apresentar conduta que era esperada para a situação. Age com descuido, indiferença ou desatenção, não tomando as devidas precauções.

É o caso da pessoa que sai para passear com a família de carro, mesmo sabendo que o mesmo está com os freios estragados, acontece uma batida por falta do freio e a família morre. Ele não queria, e nem assumiu o risco de matar a família, mas sua conduta resultou na morte de todos.

O derramamento de óleo poderia ter sido evitado se a empresa se atentasse para itens básicos de conservação da plataforma petrolífera. Configurando-se também um ato de negligência da parte da empresa.

Imprudência: 

A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada.
Imprudente é aquele que sabe do grau de risco envolvido na atividade e mesmo assim acredita que é possível a realização sem prejuízo para ninguém. É aquele que extrapola os limites da inteligência e do bom senso.

Imperícia: 

Para que seja configurada a imperícia é necessário constatar a inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão. Um médico sem habilitação em cirurgia plástica que realize uma operação e cause deformidade em alguém pode ser acusado de imperícia.

É o caso do engenheiro mecânico que faz inspeção no cabo do elevador, e após um curto período de tempo o elevador cai por rompimento do referido cabo. O Engenheiro estudou durante anos para dominar a técnica, o que se exige que ele deveria saber sobre a durabilidade do cabo do elevador.

A imperícia, imprudencia e negligencia podem gerar responsabilidade civil e criminal nos envolvidos. Se não, vejamos:

“Culpa in eligendo” Quando provém da falta de cautela ou providência na escolha do preposto ou pessoa a quem é confiada a execução de um ato, ou serviço. Caracteriza-se, exemplificadamente, o fato de admitir ou de manter o preponente ao seu serviço, empregado não legalmente habilitado ou sem aptidões requeridas, ou seja,  a má escolha do representante ou preposto. Responsabilidade do Diretor, pelo encarregado de obras que descumpre normas de segura.

“Culpa in vigilando” É a que origina da inexistência de fiscalização por parte do patrão sobre a atividade de seus empregados ou prepostos. Responsabilidade do encarregado de obras, por acidente causado por seu funcionário, por falta de fiscalização.

“Culpa in omitendo” É a que tem como fonte de abstenção, a negligência. Responsabilidade decorrente da não proibição do início da construção de uma valeta, não havendo materiais para escoramento.

“Culpa in custodiendo” É a que emana da falta de cautela ou atenção do agente e a respeito de algo encontra-se sob a sua responsabilidade e cuidados. Responsabilidade civil do proprietário de um veículo que o empresta para um terceiro, que causa um acidente.

“Culpa in comitendo” É  a que o sujeito pratica ato positivo (doloso ou culposo), na forma de imprudência. Excesso de velocidade. O ato ilícito ou omissão pode ser causado por ação ou omissão. Se a ação ou omissão for voluntária, intencional, o ato ilícito praticado é doloso. Se a ação ou omissão for involuntária, mas o dano ocorre, o ato ilícito é culposo.

 

Referências

INBEP http://blog.inbep.com.br/diferencas-entre-imprudencia-negligencia-e-impericia/ .

0
Dislike0
User badge image

André Luis Albino de Moraes Marques

Imperícia: É a falta de aptidão, do profissional, em realizar um procedimento técnico.

Ex: Um médico que realiza, comprovadamente, um erro médico relevante, em uma cirurgia que levou o paciente a óbito.

 

Imprudência: É o ato de não ponderar os riscos e agir de maneira que irá expor, o agente ou outrém a perigo. Atuar sem precaução.

Ex: Dirigir em alta velocidade em uma rodovia, ou, passar no sinal vermelho.

 

Negligência: É um ato omissivo, no qual, o agente deixa de realizar um dever ou obrigação, por indiferença ou desatenção.

Ex: O médico que, ao invés de atender o paciente em estado emergencial, faz uma parada na sala de café. (foi a primeira coisa em que pensei)

7
Dislike0
User badge image

krisley vasques

NEGLIGÊNCIA

Falta de atenção ou cuidado - Inobservância de deveres e obrigações.

IMPRUDÊNCIA

Ato de agir perigosamente, com falta de moderação ou precaução.

IMPERÍCIA

Falta de experiência ou conhecimentos práticos necessários ao exercício de sua profissão, inábil.

4
Dislike0
User badge image

Lívia Gouveia

Simples, a Negligencia é relacionada a falta de atenção;

Imprudencia é o ato de agir sem cuidados, se ariscando de alguma forma, 

Imperícia é nao ter conhecimentos cabiveis e mesmo assim executar algo.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais