Buscar

Conforme o Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1), quais são considerados pressupostos básicos da estrutura conceitual das demonstrações contábeis?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Chaves de Jesus

Os pressupostos básicos para elaboração das demonstrações contábeis segundo o Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1) são a continuidade e o regime de competência.

15. As demonstrações contábeis devem representar apropriadamente a posição financeira e patrimonial, o desempenho e os fluxos de caixa da entidade. Para apresentação adequada, é necessária a representação fidedigna dos efeitos das transações, outros eventos e condições de acordo com as definições e critérios de reconhecimento para ativos, passivos, receitas e despesas como estabelecidos na Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.

25. [...] As demonstrações contábeis devem ser elaboradas no pressuposto da continuidade, a menos que a administração tenha intenção de liquidar a entidade ou cessar seus negócios, ou ainda não possua uma alternativa realista senão a descontinuidade de suas atividades.

27. A entidade deve elaborar as suas demonstrações contábeis, exceto para a demonstração dos fluxos de caixa, utilizando-se do regime de competência.

28. Quando o regime de competência é utilizado, os itens são reconhecidos como ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas (os elementos das demonstrações contábeis) quando satisfazem as definições e os critérios de reconhecimento para esses elementos contidos na Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Nesta questão, deve-se conhecer o Pronunciamento Técnico CPC 26 (R1) - Apresentação das Demonstrações Contábeis, em especial o seguinte trecho:

"Considerações gerais

Apresentação apropriada e conformidade com as práticas contábeis brasileiras

(...)

Continuidade

(...)

Regime de competência

(...)

Materialidade e agregação

(...)

Compensação de valores

(...)

Frequência de apresentação das demonstrações contábeis

(...)

Informação comparativa

(...)

Consistência de apresentação

(...)"


O(a) autor(a) esqueceu de fornecer as alternativas da questão, que costumam ser:

A.  Entidade e Continuidade;

B.  Entidade e Conservadorismo ;

C.  Regime de Competência e Continuidade;

D.  Regime de Competência e Conservadorismo; e

E.  Regime de Competência e Entidade.


Portanto, a alternativa correta é C): são considerados pressupostos básicos da estrutura conceitual das demonstrações contábeis Regime de Competência e Continuidade.

0
Dislike0
User badge image

Erica Karine

A riqueza deve ser apresentada de forma detalhada na primeira parte da DVA, conforme a estrutura determinada pelo CPC 09. Desse modo, para evidenciar a riqueza criada pela própria entidade (valor adicionado) o pronunciamento apresenta os principais componentes da riqueza. 


A empresa Construforte, no exercício de 2019 construiu um imóvel para utilizar em suas atividades e incorreu nos seguintes gastos:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais