Buscar

Mercado de Capitais

A empresa C pagou dividendos substanciais no último ano, porém, não houve valorização no preço de suas ações. A empresa D não pagou dividendos no último ano, contudo, o preço de suas ações teve alta expressiva. Analise a situação das duas empresas cujas ações são cotadas em Bolsa de Valores.

💡 1 Resposta

User badge image

João Victor Bispo

Apesar da situação retratada ser muito abragente, acredito que a ideia do elaborador seja mostrar que o valor das ações não depende, apenas, da quantidade de dividendos distribuida aos acionistas, a não valorização das ações da empresa C pode ser devido à alguma ocorrencia negativa na sua área de atuação, uma demonstração ruim dos resultados aos acionistas com notas explicativas e relatório de administração mal elaborados - lembrando que uma empresa gerar lucro e distribuir dividendos não significa necessariamente que ela é bem administrada - à má negociação das suas ações no balcão organizado ou não, entre muitas possibilidades.

Já a empresa D pode ter tido alta expressiva no preço das suas ações devido aos acionistas acreditarem no futuro da empresa(isso não ocorre muito no brasíl porque boa parte dos investidores investem por motivos especulativos não para, necessariamente, ajudar a empresa e crescer junto dela, mas sim para lucrar, muitas vezes buscando lucros rápidos sem reter suas ações por muito tempo), também por uma política de marketing bem feita, talvez por uma política de expansão utilizando os recursos gerados pelo lucro para isso, assim valorizando a empresa e subindo o preço das ações, mas sem distribuir dividendos.

Espero ter ajudado, um forte abraço e bons estudos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais