A empresa C pagou dividendos substanciais no último ano, porém, não houve valorização no preço de suas ações. A empresa D não pagou dividendos no último ano, contudo, o preço de suas ações teve alta expressiva. Analise a situação das duas empresas cujas ações são cotadas em Bolsa de Valores.
João Victor Bispo
Apesar da situação retratada ser muito abragente, acredito que a ideia do elaborador seja mostrar que o valor das ações não depende, apenas, da quantidade de dividendos distribuida aos acionistas, a não valorização das ações da empresa C pode ser devido à alguma ocorrencia negativa na sua área de atuação, uma demonstração ruim dos resultados aos acionistas com notas explicativas e relatório de administração mal elaborados - lembrando que uma empresa gerar lucro e distribuir dividendos não significa necessariamente que ela é bem administrada - à má negociação das suas ações no balcão organizado ou não, entre muitas possibilidades.
Já a empresa D pode ter tido alta expressiva no preço das suas ações devido aos acionistas acreditarem no futuro da empresa(isso não ocorre muito no brasíl porque boa parte dos investidores investem por motivos especulativos não para, necessariamente, ajudar a empresa e crescer junto dela, mas sim para lucrar, muitas vezes buscando lucros rápidos sem reter suas ações por muito tempo), também por uma política de marketing bem feita, talvez por uma política de expansão utilizando os recursos gerados pelo lucro para isso, assim valorizando a empresa e subindo o preço das ações, mas sem distribuir dividendos.
Espero ter ajudado, um forte abraço e bons estudos.
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Compartilhar