Buscar

explique por que a concentração do substrato,encentração enzimatica ph e a temperatura interferem na atividade de uma enzima

💡 3 Respostas

User badge image

Ronald Salles

 Na concentração de substratro, modifica a função enzimática, pois quando há muitos substratros as enzimas não dão conta e quando acontece o inverso não tem a aceleração do processo metabólico.

 Na concentração de ph, as enzimas atuam em concentrações de ph específicas. Ex.: a quebra do amido só acontece na boca através de enzimas que atuam em ph neutro, se colocarmos essas mesmas enzimas em ph ácido ou básico elas irão perder sua funçao.

 A temperatura interfere na função enzimática, pois em elevadas temperaturas as enzimas, que são formadas por proteínas em sua forma terciária, quebram suas ligaçoes perdendo, assim, sua forma e função.

5
Dislike0
User badge image

isabella luiza de freitas assunção

Essa é a resposta mais fácil de entender! Osmólitos são pequenas moléculas orgânicas que foram selecionadas para contrabalançar estresses ambientais em organismos vivos.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A atividade enzimática é influenciada principalmente pela temperatura, pH e tempo, além da concentração enzimática e concentração do substrato.


Temperatura: a velocidade da atividade enzimática aumenta quando se aumenta a temperatura. Entretanto, a velocidade da reação aumenta até um máximo, após determinada temperatura a velocidade declina rapidamente, mesmo aumentando a temperatura. Isso ocorre por que a estrutura tridimensional das enzimas se rompe, impossibilitando-a de formar o complexo enzima-substrato.

pH: Assim como no caso da temperatura, existe um valor para atividade ótima o qual, após ele ocorre um rápido decréscimo.

Tempo: A atividade enzimática é influenciada diretamente pela ação do tempo. Quanto mais tempo a enzima estiver em contato com o substrato, mais produtos serão produzidos, enquanto houver substrato.


Concentração enzimática: quanto maior concentração, maior será a velocidade da reação, seguindo proporcionalmente a quantidade suficiente de substratos para reagir com as enzimas.

Concentração do substrato: Quando aumentamos a concentração do substrato, a velocidade tende a um limite determinante de acordo com a quantidade de enzimas no sistema. A partir desse ponto nenhuma influência terá o substrato sobre a velocidade, pois todas as enzimas já se encontraram ocupadas.


fonte

1.http://www.ufrgs.br/alimentus1/pao/ingredientes/ing_enzimas_atividade.htm

2.http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/karine/materiais/Aula_09.pdf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais