Buscar

O que significa origem e inserção do musculo?

Descrever o significado de origem e inserção muscular

💡 10 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Os músculos são estruturas que se ligam a uma ou mais articulações, sendo capazes de dar movimento. A origem é a extremidade proximal do músculo e que permanece fixa durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que não se desloca (fixo).  Já a inserção é a extremidade distal do músculo que se movimenta durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que se desloca (móvel). Os músculos superficiais do dorso ligam os membros superiores ao tronco, estando relacionados aos movimentos desses membros. Os músculos extrínsecos são compostos pelos músculos superficiais do dorso, que são os músculos respiratórios superficiais. Os músculos levantadores das costelas, elevam as costelas, os intrínsecos são os músculos profundos do dorso, sendo divididos em três camadas: superficial, intermediário e profundo.

3
Dislike0
User badge image

Lara Cangussu

A origem geralmente é a extremidade proximal do músculo e que permanece fixa durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que não se desloca (ponto fixo).  Já a inserção é a extremidade distal do músculo que se movimenta durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que se desloca (ponto móvel).

10
Dislike1
User badge image

Amanda Luiza Groff

Quando um músculo se movimento, uma extremidade permanece fixa (que é a origem) e a outra se move (a inserção).

8
Dislike0
User badge image

Andressa Araújo

São as fixações musculares. Sendo a origem geralmente  a extremidade proximal do músculo e que permanece fixa durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que não se desloca (ponto fixo). Já a inserção é a extremidade distal do músculo que se movimenta durante a contração, ou seja, é a extremidade presa ao osso que se desloca (ponto móvel). 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais