Buscar

Lei Complementar e Lei Ordinária.

Estou com dificuldades para interpretar Lei Complementar e Lei Ordinária. Alguém se habilita a dar um conceito?

💡 6 Respostas

User badge image

João Henrique Ribeiro Nunes

As leis complementares são a resposta do legislador infraconstitucional ao chamamento proveniente do poder constituinte, originário ou reformador, na própria carta constitucional, para regulamentar determinada matéria. Dependem da prerrogativa material para serem produzidas. Já as leis ordinárias, de requisitos formais comuns, se destinam a regular todas as questões que não sejam de exclusividade de Lei Complementar.

Se gostou, não esqueça de indicar. Espero ter ajudado!

7
Dislike1
User badge image

Bruno Alecio

Num entendimento mais simplificado, a Lei Complementar é determinada no teor da Constituição Federal para tratar de um tema em específico. Já a Lei Ordinária trata de temas recorrentes na própria sociedade que necessitam ser normatizados, desde que não estejam mencionados na própria Constituição como assunto para Lei Complementar.
Ambas necessitam passar pelo processo legislativo e tem critérios diferenciados para a aprovação, conforme já foi explicado.

6
Dislike0
User badge image

Alexce Chaves da silva

lei ordinária é considerado uma lei comum aprovada co maioria simples dos deputados presentes ja a lei complementar é destinada a regulamentar dispositivo constante na constituição e necessita de aprovação absoluta.

espero ter ajudado e bons estudos.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais