Buscar

Operações industriais

AVALIAÇÃO OBJETIVA 1

1

Hoje em dia, o Seis Sigma é visto como uma prática de gestão voltada para melhorar a produtividade/lucratividade de qualquer empresa, independentemente do seu porte. Marque (X) somente na resposta verdadeira. Quanto ao histórico do Seis Sigma, podemos afirmar que:

Peso: 1.0

 

    Começou a ser desenvolvida na década de 1980 na GE, combinando técnicas estatísticas inovadoras e desenvolvimentos gerenciais e o estabelecimento de processos formais. 

 

    Começou a ser desenvolvida na década de 1990 na Motorola, combinando técnicas estatísticas que já existiam em CCQs (Círculo de Controle de Qualidade), e desenvolvimentos gerenciais e o estabelecimento de processos formais. 

 

    Começou a ser desenvolvida na década de 1980 na Motorola, combinando técnicas estatísticas que já existiam em CCQs (Círculo de Controle de Qualidade), e desenvolvimentos gerenciais e o estabelecimento de processos formais. 

 

    Começou a ser desenvolvida na década de 1980 na Motorola, combinando técnicas estatísticas inovadoras, e desenvolvimentos gerenciais e o estabelecimento de processos formais. 

 

    Começou no Inicio da Revolução Industrial 

 


2

Um sistema de produção é definido conceitualmente como sendo a configuração de recursos combinados, de natureza física (homens, máquinas, materiais, equipamentos etc.) ou não-física (métodos, rotinas, tecnologias, conhecimentos, padrões, procedimentos etc.) para a produção de bens e serviços. Uma das mais importantes funções de um sistema de produção é o Planejamento e Controle da Produção (PCP), cuja arquitetura técnica e organizacional varia em função da natureza do sistema de produção, analise as afirmações que se seguem.

I. Os sistemas de produção de natureza contínua são caracterizados pela fabricação de um grande volume e pequena variedade de produtos.

II. Na produção do tipo job shop, a fabricação é caracterizada pela elaboração de pequenos volumes e grande variedade de produtos.

III. Os sistemas de produção de natureza contínua comportam operações muito variadas e que requerem instruções frequentes, usando um sistema de PCP por ordem.

IV. Na produção do tipo lote, a fabricação é caracterizada sempre por uma grande frequência de operações repetitivas, usando um sistema de PCP por fluxo.

V. Os sistemas de produção de natureza de projeto têm características dúbias admitindo ambos os sistemas de pedidos por ordem e pedidos por linha de montagem.

É correto apenas o que se afirma em:

Peso: 1.0

 

    TODAS 

 

    II 

 

    I E II 

 

    III E IV 

 

    V 

 


3

O Sistema de Produção Enxuta (Lean Manufacturing) é utilizado por diversas empresas em todo o mundo e há na literatura várias definições para esse sistema produtivo. Segue um exemplo de definição para esse sistema:

 

A eliminação de desperdícios e elementos desnecessários a fim de reduzir custos; a ideia básica é produzir apenas o necessário, no momento necessário e na quantidade requerida.

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção: além da produção em larga

escala. Porto Alegre: Bookman, 1997 (adaptado).

 

A eliminação de vários tipos de desperdícios e elementos desnecessários em um sistema produtivo pode ser alcançada com a otimização do arranjo físico de máquinas, equipamentos e mão de obra.

Para que o projeto de arranjo físico esteja alinhado com a filosofia do Sistema de Produção Enxuta, ele deverá apresentar algumas características.

Considerando as características de um arranjo físico industrial otimizado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I.              O arranjo físico no Sistema de Produção Enxuta deve permitir baixo fluxo contínuo, pois, nele, as peças devem fluir continuamente entre as estações de trabalho.

PORQUE

II.            Para atender sazonalidades de demanda, o arranjo físico no Sistema de Produção Enxuta deve ter alta flexibilidade, possibilitando alterar de forma rápida e eficiente o mix e o volume de produção.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

Peso: 1.0

 

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

 

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 

 

    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 

 

    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 

 

    As asserções I e II são proposições falsas. 

 


4

Para inovar a função manutenção, é requerido, no contexto organizacional, o uso de modelos para a análise da situação da gestão, de maturidade, de causalidade e financeiros. Isso define as variáveis que são matérias de estudo e análise, sua relação com as demais funções produtivas e administrativas e a concentração naquilo que é importante para melhorar o desempenho. Diversas abordagens de gestão de manutenção têm sido propostas e cada uma delas com distintos graus de sucesso ou insucesso nas suas aplicações. As três concepções mais publicadas e usadas nas empresas são: Manutenção Centrada na Confiabilidade – MCC, Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance) – TPM e Manutenção Centrada no Risco (Risk Based Maintenance) – RBM.

 

FUENTES, F. F. E. Metodolgia para inovação da gestão de manutenção industrial. Florianópolis: UFSC, 2006 (adaptado).

 

Uma das bases da TPM é a Manutenção Autônoma, que prevê

I.              a realização pelos próprios operadores.

II.            o aumento da vida útil do equipamento.

III.           O foco basicamente na limpeza, lubrificação, reapertos e inspeção diária.

 

Peso: 1.0

 

    I, apenas. 

 

    III, apenas 

 

    I e II, apenas 

 

    II e III, apenas 

 

    I, II e III. 

💡 10 Respostas

User badge image

Larissa

...
1
Dislike0
User badge image

Diego Mazutti

(1-C) (4- Na questão 4 não achei nada no livro que informasse sobre o tempo de vida util dos equipamentos, porem isso é consequencia de uma boa manutenção autonoma. Não sei se considero certo ou errado. 

0
Dislike0
User badge image

Jeferson Körner

Tenho 1-c 3-a 4 e falta  a N 3 algum ajuda?

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais