Buscar

Ajuda

Um projeto de pesquisa é evidenciado a partir de uma ideia inicial (problema). Esta ideia deve ter um amadurecimento e a partir disso se planejam vários passos para implementação de um projeto de pesquisa. Diante disso, construa um problema de pesquisa que apresente um tema a ser investigado. O tema é de sua livre escolha, mas o interessante é que tenha ligação com os conhecimentos científicos. Depois de construído o problema, levante três referências bibliográficas que poderiam ajudá-lo a pesquisar mais sobre esse assunto. Para apresentação desse desafio, organize suas referências nas normas da ABNT, pesquise sobre isso e veja como deve ser a apresentação das referências para trabalhos científicos.

💡 22 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Problema de pesquisa: diante da importância da adoção da sustentabilidade na indústria farmacêutica devido aos seus altos potenciais de impactos significativos ao meio ambiente e da escassez de pesquisas relacionadas às práticas de sustentabilidade ao longo da cadeia da indústria farmacêutica, queremos um projeto de pesquisa para analisar as práticas de sustentabilidade internas, com fornecedores e clientes dos quatro maiores laboratórios farmacêuticos no Brasil. 


Referências:

SIMONS, L. et al. The fourth generation: new strategies call for new eco-indicators. Environmental quality management,2001.

SAMPAIO, Mauro; CSILLAG, João Mario. Integração da cadeia de suprimentos da indústria farmacêutica. Revista de administração e inovação, v. 7, n. 1, p. 109-130, 2010.

PIRES, S.R.I. Gestão da cadeia de suprimentos = Supply chain management: conceitos, estratégias, práticas e casos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016. 340 p.

 

6
Dislike0
User badge image

Mariana Queiroz

DESAFIO DA UNIDADE PLANEJAMENTO, GESTÃO E PROJETO DE PESQUISA

PASSO A PASSO

 

1º Passo: Avalie, dentro da proposta do seu curso, alguns problemas que podem ser levantados e que são passíveis de uma investigação. Lembrem-se das aulas que tiveram até o momento e das diversas questões abordadas pelos professores. Sempre há um determinado assunto mais polêmico ou que não dispõe de estudos mais avançados.

 

2º passo: Construa a problematização. A intenção aqui não é que o aluno apresente o projeto de pesquisa em si, basta um texto sucinto (um pequeno parágrafo) acerca do que se pretende investigar. O problema deve sempre ser disposto em forma de pergunta, que geralmente responde a alguma inquietação a respeito daquilo que o pesquisador ainda não tem conhecimento.

            Veja a seguir um exemplo de problematização dentro da minha área de atuação (Língua Portuguesa).

 

Exemplo:

No DF, é comum os moradores dizerem que não têm sotaque ou que falam “igual ao Jornal Nacional”. Contudo, uma cidade tão nova, com apenas 58 anos, tornou-se uma mistura de povos de diversas partes do país, uma vez que pessoas de todas as regiões migraram com o intuito de conseguir uma vida melhor e fixaram residência na capital. Do encontro desses migrantes, nasceu a geração brasiliense. Diante disso, surge a questão: Qual é o sotaque característico do Distrito Federal?

 

3º passo: Referências bibliográficas. Para esse desafio, a unidade solicita que o aluno levante 3 referências que ajudem-no a pesquisar mais sobre o assunto. Levando em consideração o exemplo acima, as minhas referências são:

 

BASTOS. Neusa Barbosa. Língua portuguesa e lusofonia: memória e diversidade cultural. 2. ed. Rio de Janeiro: Educ, 2008.

 

ORTIZ. Renato. A diversidade dos sotaques. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 2008.

 

BORTONI-RICARDO. Stella Maris. Uma linguagem sem sotaques regionais. Disponível em: <http://www.stellabortoni.com.br/index.php/entrevistas/1415-uma-lioguagim-sim-sotaquis-aigiooais-93374633>. Acesso em: 25 maio 2018.

3
Dislike0
User badge image

Richer Rondover

alguem pode ajuda , to querendo a resposta dessa questão

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais