Buscar

o que é personalidade para a psicanalise?

💡 3 Respostas

User badge image

LULU LULU

A psicanálise, que surgiu a partir da obra de Sigmund Freud, é bastante complexa e difícil de ser explicada em poucas palavras. Mas tentarei, na medida do possível, explicar os diferentes tipos de pessoas que encontramos por aí através do conceito de estrutura e mecanismos de defesa.

Poderíamos definir a personalidade, na psicanálise, de várias formas. Aqui, vou dizer sobre as diferenças individuais, principalmente com as contribuições feitas pelo psicanalista francês Jacques Lacan.

A partir do Complexo de Édipo, a psique é estruturada de determinado modo. Cada estrutura exclui a possibilidade de outra.  Ou seja, um sujeito que se encontra em uma estrutura nunca pulará para outra estrutura nessa vida.

Temos, então, a partir do Édipo, 3 grandes estruturas:

 
estruturas-parasite

No pensamento da psicanálise, qualquer um de nós pode ser classificado em um destes três tipos de personalidade. Cada um está dentro de uma determinada estrutura e sempre estará dentro desta estrutura.

O sofrimento que leva as pessoas a buscarem a psicologia clínica ou a psicanálise é a base para este sistema de pensamento. Como se vê, as três estruturas são muito ligadas à ideia de doença psíquica. E qual é a diferença entre a doença e a normalidade? Para Freud, a única diferença é de grau. Uns apresentarão mais sintomas, e, com isso, mais sofrimento. Mas, em última análise, pode-ser classificar cada pessoa em uma determina estrutura.

Cada estrutura apresenta subdivisões:

A psicose se divide em: Esquizofrenia, Autismo e Paranóia.

A neurose se divide em: Neurose Obsessiva e Histeria.

A perversão engloba algumas formas de manifestação, mas é não é dividida. Entre estas formas, nota-se como exemplo o fetichismo.

Repito, a noção de que cada indivíduo “pertence” à uma estrutura – a partir do Complexo de Édipo – é fundamental para a compreensão da psicanálise, em geral, e da teoria lacaniana de sujeito, em particular.

Se um sujeito é neurótico ele nunca surtará (terá um surto psicótico), assim como é praticamente impossível que um perverso tenha a culpa de um obsessivo.

Cada estrutura exclui a possibilidade da existência da outra. A psique é do jeito que é. E mesmo com a análise, não é possível modificar a nossa estrutura.

Veja no quadro abaixo as 3 estruturas e o mecanismo de defesa de cada uma delas:

mecanismos de defesa

Em outras palavras, em cada estrutura há um modo – inconsciente – de lidar com o sofrimento provocado pelo Complexo de Édipo. Este “modo de lidar” é o que se chama mecanismo de defesa.

Na psicose entramos três sub-divisões: paranoia, autismo e esquizofrenia. O mecanismo de defesa é a foraclusão.

O psicótico encontra fora o que exclui dentro, ele fora-inclui, inclui fora o que, na neurose representa a dinâmica do recalque.  Em outras palavras, na psicose o problema é encontrado fora, o problema está sempre fora, nas outras pessoas.

Na paranoia é o outro que persegue. No autismo é o outro que (quase) não existe. Na esquizofrenia, como é o outro? O outro pode aparecer como um surto, estranho-bizarro como um monstro, um ET ou Napoleão Bonaparte. Na esquizofrenia a dissociação psíquica é o mais evidente.

Uma das características da paranóia consiste no fato de que nesta estrutura os próprios pacientes possuem, de acordo com Freud, a peculiaridade de revelar (de forma distorcida) exatamente aquelas coisas que outros neuróticos mantêm escondidas como um segredo.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Sendo um conceito básico em psicologia, ao longo da história recebeu muitas definições, além de conceituações mais ou menos intuitivas que recebeu. Alguns autores organizaram e classificaram essas definições em grupos. 4 Personalidade pode ser sintetizado como um conjunto de recursos ou padrão (UCCELLI) de sentimentos, emoções e pensamentos relacionados ao comportamento, ou seja, os pensamentos , sentimentos , atitudes, hábitos e comportamentos de cada indivíduo, que persiste ao longo do tempo contra a diferentes situações, distinguindo um indivíduo de outro, tornando-o diferente dos outros.

A personalidade persiste no comportamento de pessoas congruentes ao longo do tempo, mesmo em diferentes situações ou momentos, concedendo algo único a cada indivíduo que a caracteriza como independente e diferente. Ambos os aspectos da personalidade, distinção e persistência, têm uma forte ligação com a construção da identidade, quais modelos com recursos chamados traitsou conjuntos de características que, juntamente com outros aspectos do comportamento, são integrados em uma unidade coerente que finalmente descreve a pessoa.

Esse comportamento tem a tendência de se repetir através do tempo de uma certa maneira, sem significar que a pessoa se comporta da mesma maneira em todos os casos. Ou seja, a personalidade é a maneira como pensamos, sentimos, interpretamos e interpretamos a realidade, mostrando uma tendência desse comportamento ao longo do tempo, o que nos permite encarar a vida e nos mostrar o modo como nos vemos e para o mundo que nos rodeia. Permite-nos reagir a esse mundo de acordo com o modo de percepção, retrocedendo com esse comportamento em nossa própria personalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais