Buscar

pergunta na descriçãoo!!

O hipocampo é uma das estruturas mais importantes do cérebro. Sobre ele é correto afirmar, exceto que:

💡 5 Respostas

User badge image

Jonathan Dos Santos

Não participa da regulação de atividades endócrinas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

hipocampo é uma estrutura encontrada nos lóbulos temporais do cérebro dos seres humanos, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, abaixo da superfície cortical. Ele possui formato curvado com secções coronais, possuindo uma forma que remete a um cavalo marinho, sendo esta semelhança a origem do seu nome: a junção das palavras gregas “hipo” para o cavalo e os “kampos” para o mar. 


Memória: Pode ser considerado o principal local de armazenamento temporário da memória, principalmente a memória a longo prazo. Faz parte do sistema límbico, que é o conjunto de estruturas responsáveis pelo sentimento. O hipocampo é vascularizado pelas artérias hipocampais.


Estados emocionais: Os episódios depressivos recorrentes reduzem o tamanho do hipocampo, área do cérebro responsável pela formação de emoções e memória, destacando a importância da intervenção precoce, principalmente entre os adolescentes.

Sua memória não está apenas restrita a lembrar de datas e senhas, ela também é importante no desenvolvimento e na manutenção do seu senso de individualidade.

Quando o hipocampo fica menor, não é só a memória automática que é afetada, os comportamentos associados ao seu senso de individualidade também são alterados e um hipocampo menor significa perda geral da função emocional e comportamental.


Controle endócrino e viceral: O sistema límbico forma um conjunto de estruturas corticais e subcorticais responsáveis pela interpretação e expressão das emoções, cujo circuito é conhecido como circuito de Papez. O hipotálamo faz parte do circuito recebendo informações do sistema límbico, especificamente do hipocampo (subículo) via fornix. Dos corpos mamilares o hipotálamo conecta-se com o tálamo (feixe mamilo-talamico). Outra área do sistema límbico chamado área septal também conecta-se ao hipotálamo (fórnix e do feixe prosencefálico medial) e, finalmente, recebe da amígdala (via amigadlo-fugal), o botão disparador das emoções. Esse conjunto de informações possibilita ao hipotálamo organizar as expressões viscerais e somáticas das emoções. Assim quando ficamos ansiosos (“nervosos”) ou com medo com uma prova, o hipotálamo realiza uma serie de ajustes autonômicas.

Graças a essas conexões o hipotálamo organiza os ajustes viscerais e endócrinos adequados durante uma reação emocional.


Sendo incorreto realizar uma associação direta de ação do hipocampo sobre a depressão. Trata-se mais do inverso, problemas de depressão afetam o tamanho do hipocampo. 

0
Dislike0
User badge image

Eu dsss

e

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais