Buscar

Explique o fenômeno da recepção!

Dissertar sobre o fenomeno da recepção em uma nova ordem constitucional.

💡 3 Respostas

User badge image

Lyra

a não-recepção não deixa de ser uma forma de revogação. A recepção é o fenômeno promovido pela vigência de uma nova constituição em relação às normas infraconstitucionais com ela materialmente compatíveis. Requisitos: norma materialmente compatível com a nova Const; não ter sido declarada inconstitucional pela ordem anterior. Veja uma questão polêmica: note que a recepção Não exige compatiblidade formal com a nova Cosnt (o CTN era lei ordinária recepcionado como LC), contudo prevalece que pode ser possível declarar supervenientemente sua inconstitucionaldiade formal em relação à constituição anterior.

2
Dislike0
User badge image

adrielle de oliveira

1.Recepção

Recepção é um processo abreviado de criação de normas jurídicas, pelo qual a nova Constituição adota as leis já existentes, se com ela compatíveis, dando-lhes validade e evitando o trabalho de se elaborar toda a legislação infraconstitucional novamente. Ocorre em dois planos:

Plano Formal

Á quanto ao tipo de lei ou norma jurídica; é automática e imediata, sendo prontamente adaptada ao novo tipo normativo exigido pela nova Constituição. Ex.: se era decreto-lei, continuará com esse nome mas será aplicada com força de lei ordinária ou complementar;

Plano Material

Á quanto a matéria da qual cuida a lei; poderá haver ou não recepção, de acordo com a admissão de vigência da norma anterior em face da atual Constituição.

0
Dislike0
User badge image

Rafael Ribeiro

O fenômeno da recepçao ocorre quando a Constituição vigente adota as leis já existentes à época de Constituições anteriores, se com elas compatíveis.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais