Buscar

Quais as funções dos linfócitos CD4 E CD8 ?

💡 3 Respostas

User badge image

Carlos Brandao

O linfócito CD4, também conhecido como auxiliar ou helper, vai ter um papel importante na ativação de macrófagos e na sua diferenciação em linfócito B, enquanto o CD8 vai ter uma relação mais direta com o combate, provocando a morte de células infectadas.
2
Dislike0
User badge image

Maycon Santos

Os linfócitos CD4, têm um papel importante na identificação, no ataque e na destruição de bactérias, fungos e vírus que invadem o corpo.

Os linfócitos CD8, também chamados supressores ou citotóxicos, participam da identificação e da destruição de células infectadas por vírus ou afetadas por câncer. Produzem substâncias que dificultam a replicação do HIV.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A ativação inicial de linfócitos T ocorre principalmente nos órgãos linfóides secundários pelos quais estas células circulam e onde se encontra uma quantidade considerável de células apresentadoras de antígenos. A célula dendrítica se destaca entre as demais, pois é considerada uma APC profissional, cumprindo um papel-chave neste processo.


Na primeira etapa da maturação ocorre o rearranjo dos genes da cadeia b do TCR e, em seguida, da cadeia a. Em seguida os timócitos, ou linfócitos imaturos, começam a expressar baixos níveis de CD4 e CD8 na superfície, sendo, portanto, duplo-positivos. Nesta fase, os timócitos migram em direção à medula tímica e entram em contato com antígenos próprios apresentados pelas células epiteliais do estroma tímico. Apenas os timócitos que se ligam ao complexo MHC/antígeno com afinidade adequada recebem estímulo para sobreviver. Esse processo é conhecido como seleção positiva.


Os linfócitos T (LT) CD4 são responsáveis por orquestrar outras células da resposta imune para erradicar patógenos e são também muito importantes na ativação dos linfócitos B (LB), macrófagos ou mesmo LT CD8. As células T CD8 estão envolvidas principalmente nas repostas antivirais e possuem também atividade antitumoral.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais