Buscar

Como o educador deve docencia

💡 1 Resposta

User badge image

Ana de Bone

O professor deve repensar a sala de aula e sua própria função como um espaço que não seja fechado e isolado do mundo. Desta forma, pode destacar que na figura do professor foram agregadas novas habilidades e competências, e podemos dizer também que o professor não perdeu seu espaço, apenas esse espaço redimensionou-se e ampliou-se, e com o advento da tecnologia, tomou novas proporções e significações. 

De acordo com dados do Ministério da Educação (2000, p. 12) é engano considerar que programas a distância podem dispensar o trabalho e a mediação do professor. Nos cursos de graduação a distância, os professores veem suas funções se expandirem. Essa expansão se dá pelo fato de serem também produtores quando elaboram suas propostas de cursos; conselheiros quando acompanham os alunos; parceiros quando constroem com os especialistas em tecnologia abordagens inovadoras de aprendizagem. Portanto, são muito mais que simples tutores, como tradicionalmente e de forma reduzida os professores-orientadores que atuam a distância vem sendo denominados. 

O professor passa a desempenhar um novo papel na Educação a Distância, vê o redimensionamento de sua função. Não é mais o centralizador do saber, mas sim descentralizador, ou seja, delega poderes e competência a quem está a sua volta e assume também a coordenação de um novo projeto, mais dinâmico e ousado. O espaço de sala de aula é ampliado, tendo o mundo e a tecnologia como janela e ferramenta. 

Pelo fato de não estar presencialmente em sala de aula, deve preocupar-se com a forma que seu conhecimento e sua disciplina chegarão até seus alunos, que pode ser por meio de material impresso, audiovisual, telefone, e-mail, ou outra tecnologia adotada pela universidade. Para isso, é primordial que a linguagem utilizada seja acessível a quem é destinada, pois o aluno a distância apresenta características distintas, e muitas vezes é aquela pessoa que se encontra fora da sala de aula há muito tempo.
 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais