Buscar

O que foi o pluralismo jurídico e de que forma ele moldou o Direito no Brasil colônia

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Lidia Gomes

 

O pluralismo jurídico segundo a teoria antropológica consiste em uma corrente doutrinária que acredita na pluralidade dos grupos sociais, isso os leva a crer que existem sistemas jurídicos múltiplos compostos que seguem relações de colaboração, coexistência, competição ou negação; o individuo é um ser do pluralismo jurídico na medida em que ele se determina em função de seus vínculos sociais e jurídicos.

No plano politico existem teorias que tendem a relativizar a tendência do Estado de se apresentar, através da primazia da lei, sendo essa a fonte principal do direito. No plano metodológico essas duas teorias permanecem na necessidade de pesquisar as manifestações do direito fora dos domínios onde a teoria clássica das fontes do direito se situa.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O pluralismo jurídico é, de acordo com a teoria antropológica, uma corrente doutrinária, a qual defende a pluralidade dos grupos sociais, o que leva a uma crença na existência de múltiplos sistemas jurídicos compostos, os quais podem desempenhar colaboração, coexistência, competição ou negação.

Neste contexto, o indivíduo se mostra um ser plural no contexto jurídico, uma vez que é determinado por conta de seus vínculos (sociais e jurídicos).

No que se refere ao Brasil Colônia, a relação está no fato de haver uma intensificação, depois dos anos 30, dos estudos pluralistas, se expandido além das colônias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais