Buscar

De forma clara e ampla o que é o civil law?

tenho dúvidas em diferenciar civil law do common law.

💡 5 Respostas

User badge image

Vandixon Richard

Simples, civil law é o ordenamento jurídico brasileiro, é a lei escrita, ou seja, a interpretação do direito é baseado em fontes escritas, constituição, a lei, as normas.

9
Dislike2
User badge image

Lyra

olha... de uma forma muito simplista... civil law é uma forma de concepção do direito originária da europa continental. No civil law os costumes, sejam eles jurisprudências ou não,  tem uma importância reduzida - no civil law, as decisões são tomadas com base em uma lei,q ue é geral e abstrata. Resumindo: no civil law a principal fonte do direito é a lei. Já no common law, apontado como concepção típica do direito anglo-saxão (reino unido), existe uma prefência pelos costumes, sejam eles jurisprudênciais (precedentes) ou não. Nos países de tradição common law os tribunais se vinculam à jurisprudência: que geram 2 tipos de normas: a) uma norma específica ao caso e b) uma norma geral - todos os casos identicos devem ser julgados de acordo com essa norma geral. Resumindo: no common law a principal fonte do direito é o costume. PROBLEMAS: a questão é complicadissima, pois não existem sistemas puros de civil law e common law. O brasil é um país dito civil law, mas que vem adotando mecanismso tipicos da common law, como os recursos repetitivos, a súmula vinculante, a abstravização do controle difuso, etc... e os EUA, por sau vez, tendem a se aproximar do civil law. Um equívoco muito comum é falarem que no common law não existe lei escrito - errado! a questão é que ela tem importância reduzida.

4
Dislike1
User badge image

DLRV Advogados

Não é possível dar uma definição exata aos sistemas Civil Law e Common Law, vez que estes sistemas assumem formas variadas dependendo do ordenamento que influenciaram. É possivel, no entanto, distinguí-los por características gerais.

Em linhas gerais, o sistema da Common Law, de influência anglo-americana, baseia-se, fundamentalmente, em precedentes jurisprudenciais (casos concretos). As decisões judiciais são, então, fontes imediatas do direito, gerando efeitos vinculantes. A norma de direito é extraída a partir de uma decisão concreta, sendo aplicada por meio de um processo indutivo, aos casos idênticos no futuro. Não quer dizer, contudo, que haja ausência de lei nesses países, muito pelo contrário. Todavia, a regra dos precedentes é bastante forte nos países que adoram a Common Law, como nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Já o sistema denominado Civil Law, é predominante na Europa Ocidental e foi influenciada pelo direito romano e germânico. A escola da Civil Law prioriza a lei como fonte imediata do direito. Há um predominio claro do direito positivado e legislado em desvantagem das demais fontes do direito. A norma jurídica constitui-se em um comando abstrato e geral procurando abranger, em uma moldura, uma diversidade de casos futuros.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais