Buscar

Sociologia Aplicada Unidade 6 pergunta 10

Tendo como base o fragmento do texto do Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx, relacione-o com os conceitos de ‘consciência de classe’ e ‘alienação’. Será preciso grande perspicácia para compreender que as idéias, as noções e as concepções, numa palavra, que a consciência do homem se modifica com toda mudança sobrevinda em suas condições de vida, em suas relações sociais, em sua existência social? Que demonstra a história das idéias senão que a produção intelectual se transforma com a produção material? As idéias dominantes de uma época sempre foram às idéias da classe dominante. [...] Portanto, nada há de espantoso que a consciência social de todos os séculos, apesar de toda sua variedade e diversidade, se tenha movido sempre sob certas formas comuns. Formas de consciência que só se dissolverão completamente com o desaparecimento total dos antagonismos de classes.

💡 1 Resposta

User badge image

Leonardo Rodrigues

Bom dia!

Para Karl Marx o trabalho é uma das maneiras pelas quais as classes sociais se relacionam através da exploração do proletariado pela burguesia (pensando a sociedade industrial). Despossado dos meios de produção, o trabalhador acaba tendo de vender sua força de trabalho para arcar com as despesas de sua sobrevivência. O patrão, todavia, obtém a mais valia em cima da produção deste trabalhador, ou seja, paga menos do que obtém pela diferença do preço de produção e de venda.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/10209141#readmore

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais