Buscar

Qual o osso mais rostral da cabeça?

💡 1 Resposta

User badge image

Ana Luiza Martins

zigomático

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O crânio humano é normalmente composto de 22 ossos. Para facilitar sua análise, separamos os ossos do crânio humano em divisões.

São eles:

occipital: osso ímpar, mediano, simétrico, ocupa a parte posterior e inferior do crânio. Examinado pela face posterior, ou externa, que é convexa, o mostra, primeiramente, um largo orifício ovalar, o buraco occipital, que põe a cavidade craniana em comunicação com o canal medular.

esfenoide: osso mediano, ímpar, simétrico, lembrando uma borboleta, ocupa a parte média da base do crânio. Consta de um corpo, duas pequenas asas, duas grandes asas e duas apófises pterigoides. O corpo apresenta, superiormente, uma escavação, a sela túrcica, ou fossa pituitária. As duas pequenas asas se destacam da parte superior do corpo e têm forma triangular. As grandes asas se destacam da parte média do corpo. As apófises pterigóides estão situadas na parte inferior, e, para vê-las, devemos olhar o crânio por baixo.

parietais: ossos pares, estão situados lateralmente na parte superior do crânio, atrás do frontal e adiante do occipital. Cada um deles teria a forma quadrilátero, apresentando duas faces e quatro bordas. A face externa, convexa, tem uma saliência no centro, mais evidente na criança que no adulto: é a bossa parietal. A face interna, côncava, em relação com o cérebro, mostra uma série de sulcos, comparados, em conjunto, com as nervuras de uma folha de figueira.

temporais: ossos pares, acham-se lateralmente, abaixo dos parietais. Tem cada temporal uma porção superior, em forma de lâmina delgada e convexa, denominada escama do temporal. Do lado de fora, e logo abaixo da escama, há um orifício, o buraco auditivo externo; adiante desse orifício, des-taca-se uma apófise que se dirige para frente, em direção à face: é a apófise zigomática, que com o osso malar vai constituir a arcada zigomática. Atrás do buraco auditivo externo, está uma saliência volumosa, cônica, a apófise mastóide.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais