Buscar

Imunologia Sabendo que os receptores da imunidade inata reconhecem estruturas compartilhadas por classes de micróbios (os PAMPs),a mudança (mutacoes)

desses PAMPS poderia ser um mecanismo eficiente de evasão ao sistema imune? explique.

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

As estratégias de evasão são diversas e alguns microorganismos atuam ocupando nichos especiais onde o sistema imune não consegue “enxergar”, como exemplo, os parasitas que causam a Malária (Plasmodium sp). Este patógeno tem uma fase assexual no interior de eritrócitos, os quais não são capazes de produzir e expressar MHC de classe I em sua superfície, garantindo que a presença deste microorganismo não seja anunciada ao sistema imune na forma de complexos peptídeo-MHC.


Já outros microorganismos patogênicos, como fungos, podem evitar a detecção mascarando padrões moleculares associados à patógenos (PAMPS), como carboidratos presentes na superfície celular, e uma vez detectados, várias espécies interferem com fagócitos e tráfego intracelular e podem reprimir produtos anti-microbianos como o óxido nítrico (NO).


A identificação dos mecanismos de subversão utilizados pelos patógenos capacita o ser humano a desenvolver novas estratégias de controle destes microorganismos.

2
Dislike0
User badge image

b .

Se gerar um receptor que reconhece uma estrutura de patógenos que antes nao era reconhecida é algo vantajoso. Porém se essa mutaçao gerar um receptor que nao reconhece estruturas assim aí deixa de ser útil, perde sua funçao.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais