Buscar

Qual a diferença entre Dto. Penal Objetivo (conjunto de normas) e Dto. Penal Positivo (Lei)?

Em outro dtos (civil e.g.) o dto positivo é aquele posto, escrito, positvado. Estudando o Dto Penal ficou confusa a diferença entre o d.p. objetivo (x Subjetivo - JUS PUNIENDI) e o d.p. positivo.

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Rafael Martins

Em outras palavras pode-se afirmar que o Direito Penal Positivo é o conjunto de obras legislativas, vigente, que cumpriu todo o trâmite imposto ao Processo Legislativo, que conta ou não com a chancela do Poder Excecutivo. Do Direito Penal Positivo se extrai o tipo penal, que se manifesta na proibição da atividade que se objetiva impedir ao se atribuir uma pena. Ex. Art. 121 do CPB, aquele que se enquadrar nesta figura típica responde na pena comunida. Já o Direito Penal Objetivo envolve tudo o que orbita nesta seara, todos os principios, interpretações, jurisprudência, doutrinas, etc. É fruto do estudo do Direito como ciência, não só como fato social resultante da atividade legislativa. Abraços.  

1
Dislike0
User badge image

Juliana Reis

Direito Penal Objetivo é o conjunto de normas editadas pelo Estado, definindo crimes e contravenções, isto é, impondo ou proibindo determinadas condutas sob a ameaça de sanção ou medida de segurança, bem como todas as outras que cuidem de questões de natureza penal, excluindo o crime, isentando de pena, explicando determinados tipos penais.

Direito Penal Positivo São as leis propriamente ditas proclamadas expressamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais