Buscar

Defina os seguintes termos: quimiotaxia e diapedese. Qual a importância desses eventos para o processo inflamatório?

💡 2 Respostas

User badge image

Fetxanê Oliveira Brandão

Quimiotaxia é a o efeito de substâncias que tem capacidade atrativa, recrutamento celular, podendo ser de origem microbiana ou secretadas pelas próprias células do sistema imune. Esse mecanismo garante que a resposta imune ocorra no local em que o tecido foi lesionado e não de maneira sistêmica, já que seus componentes estão dispersos no plasma.

Diapedese ou transmigração leucocitária é o conjunto das reações vasculares (vasodilatação; estase; expressão de adesinas [V-CAM; I-CAM; Selectinas] e retração do citoesqueleto endotelial) com as reações celulares (expressão de adesinas [Siallil-Lewis modificado e integrinas]; rolamento; fixação; transmigração [semelhando ao movimento amebóide]). Isso permite que os leucócitos saiam do meio vascular e cheguem ao extravascular, o local da lesão. Sem esse mecanismo, apenas os macrófagos tissulares poderiam atuar, o que não é potente o suficiente para conter uma infecção. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Quimiotaxia é o fenômeno pelo qual o movimento das células é dirigido em resposta a um gradiente químico extracelular. Mais de 100 anos de pesquisa ilustraram a importância da quimiotaxia em processos fisiológicos, como o recrutamento de células inflamatórias para locais de infecção e no desenvolvimento de órgãos durante a embriogênese. No câncer, as vias de quimiotaxia podem ser reprogramadas em favor da disseminação de células tumorais. Para metastizar com sucesso, uma célula de carcinoma deve invadir, intravasar, extravasar e crescer em um local distante.


Acredita-se que a quimiotaxia esteja envolvida em cada uma dessas etapas cruciais da disseminação de células tumorais. A quimiotaxia de células de carcinoma e células inflamatórias e estromais associadas a tumores é mediada por quimiocinas, receptores de quimiocinas, fatores de crescimento e receptores do fator de crescimento.


A diapedese corresponde à passagem dos leucócitos entre as células da parede dos capilares para os tecidos . migração de hematócitos através de qualquer epitélio para remover subprodutos do metabolismo , células mortas ou infecções microbianas. Esta passagem de leucócitos através da parede de um capilar entre duas células endoteliais é um processo essencial da resposta imune que ocorre como resultado da entrada de antígenos no corpo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais