Buscar

bom senso e a razão ? de filosofia e ética !

💡 1 Resposta

User badge image

Lais Medina

Fernando Henrique Cardoso em um dos seus artigos disse

''Descartes dizia que o bom senso era a coisa mais bem distribuída entre as pessoas. Em sua época, bom senso equivalia à razão. Na linguagem atual corresponderia a dizer que o quociente de inteligência (QI) se distribui entre todas as pessoas seguindo uma curva que se mantém inalterada no tempo, geração após geração. Será?

É possível e mesmo provável. Mas bom senso implica também inteligência emocional e prudência ao tomar decisões. Não basta ser inteligente, é preciso ser razoável e prudente para evitar que as paixões se sobreponham à razão. É preciso ter juízo.''

Descartes claramente demonstra o quanto se era discernido a questão do verdadeiro e falso, que para ele era o mesmo que o bom senso ou a razão; Mostrando o caminho em que decidiu ''trilhar'' em sua vida, mostra-se a importância do conhecimento geral, do ''saber'' de várias coisas como poesia, matemática, filosofia (que ao seu ver é algo que não se encontra nela uma unica coisa da qual não seja discutida e duvidosa) e não focar só em poucas coisas.
 O diferenciamente sobre o verdadeiro e o falso vinha para que ele mesmo pudesse ter certeza de suas ações e assim caminhar com segurança e com isso começou a estudar sobre si mesmo pois a sua procura constante era a felicidade absoluta, aceitando seus limites, tal como os filósofos faziam convencidos de que nada estava em seu poder, além dos seus pensamentos, diferenciando a vida, fez suas próprias ''leis'' para que nada pudesse fazer que ele se desviasse do que parecia perfeito, aceitando às leis e os costumes do país, ser firme e decidido em suas decisões, procurar vencer a ele próprio do que ao destino (acreditando que tudo em que não se saisse bem, seria absolutamente impossível em relação a ele).
 Focado na idéia de nunca sair do caminho reto, acreditando que assim, não se afastaria nunca do caminho certo. Mostrando assim aquela idéia de mundo perfeito e sem problemas, esquecendo (ou querendo esquecer) que a aceitação de erros é totalmente normal e natural. Ou seja, Descartes faz um equilibrio entre a razão e o bom senso para chegar a sua meta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais