Buscar

O que são moleculas anfipaticas?como elas se comportam em meio aquoso?

💡 3 Respostas

User badge image

Isabella Porto

Moléculas anfipáticas são moleculas que possuem regiões com afinidade por água (hidrofílica) e regiões que não possuem afinidade por água (hidrofóbicas). Geralmente em meio aquoso, elas se organizam de modo que a parte hidrofílica fique por "fora", em contato com a água e a parte hidrofóbica fica "protegida" no meio das hidrofilicas. Pra entender melhor, ve sobre a camada de fosfolipidios da membrana plasmática, nela você pode ver que os lipidios (hidrofóbicos) ficam por dentro, de modo que não entram em contato com o meio aquoso.
2
Dislike0
User badge image

Jaine Crislei

Moléculas anfipáticas, ou anfifílicas, são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios e solventes orgânicos).

A maior parte dos sabões e detergentes são feitos de compostos que contém esse tipo de molécula. O caráter polar e apolar permite ligações aparentemente impossíveis entre moléculas. Em sua maioria, são moléculas orgânicas que apresentam de um lado um haleto orgânico (polar) e de outro uma extensa cadeia de hidrocarbonetos (hipolar)

Sua forma mais estável em água ou outro ambiente polar é na forma de micela.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As moléculas anfipáticas são moléculas que apresentam a característica de possuírem uma região hidrofílica (solúvel em meio aquoso), e uma região hidrofóbica (insolúvel em água, porém solúvel em lipídios (e solventes orgânicos)


Essas moléculas anfipáticas (ou anfifílicas: possuem uma ou mais  cadeias não polares e uma parte polar) possuem a capacidade de mudar a estrutura da água.


Veja a representação dessas moléculas:

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais