Buscar

Qual a importância do Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos no Direito Brasileiro ?

Qual a importância do Tratados Internacionais sobre Direitos Humanos no Direito Brasileiro ?

💡 3 Respostas

User badge image

Pricila Silva

A C.F/88, ao elevar a Dignidade da Pessoa Humana como princípio fundamental, aliada a previsão de que o Brasil rege-se em suas relações internacionais, entre outros, pelo princípio da prevalência dos direitos humanos, consagrou a dignidade humana como princípio norteador de toda a interpretação constitucional, restando evidente a intenção do constituinte originário de inserir o país no contexto da proteção dos direitos humanos fundamentais, garantindo plena eficácia da norma.

Para que uma Tratado Internacional sejam incorparadas a constituição o tratado tem que ser aprovados em dois turnos, por 3/5 dos respectivos membros, nas duas Casas do Congresso Nacional.

4
Dislike0
User badge image

vinicius viera

Preliminarmente, é inegável a influência do Direito Internacional no ordenamento jurídico interno dos países, pois hodiernamente vem adquirindo uma importância gradativamente maior na ordem judicante mundial e, sobretudo, nos Estados alicerçados em um universo jurídico positivado, como é o caso, por exemplo, do Brasil.

Os Tratados são nada mais que acórdos internacionais firmados entre os diversos países, com base nos usos e costumes gerais, a fim de melhor criar relações pacíficas e harmônicas dentre os diversos Estados.

Quando nos referimos aos Tratados de Direitos Humanos e sua influência no Direito brasileiro, destaca-se a força normativa constitucionalmente garantida à estas regras, pois deontologicamente traduz-se na vontade do legislador, sob a ótica do neo-constitucionalismo, da união dee princípios e regras regidos, precipuamente, pela dignidade da pessoa humana.

Assim, caso ratificados e, posteriormente, seguindo o rito do art. 60, da CF, ganham força de emendas à Constituição.

Por outro lado, caso somente ratificadas, conforme os ensinamentos do Ministro Gilmar Mendes, se vinculam ao ordenamento pátrio, somente com força supra-legal.

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

Os Tratados Internacionais que versam sobre Direitos Humanos são de suma importância para o Direito brasileiro porque, uma vez recepcionados pelo Congresso Nacional em dois turnos de votação, por três quintos dos votos dos membros de cada Casa, passam a ter o status de Emenda Constitucional, na forma do art. 5º, §3º, CFRB:

art. 5º, § 3º Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.  

Ademais, caso o tratado não passe por essa qualificação legislativa, mas verse sobre Direitos Humanos, a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é maciça no sentido de conferir a esses tratados o caráter de supralegalidade, isto é, acima das leis, mas abaixo da Constituição. (RE 466.343-SP)

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais