Buscar

como é a reparaçao de danos morais?

💡 2 Respostas

User badge image

Ríllary .

Indenização. Nada mais é que uma reparação financeira, uma forma de compensar tudo aquilo que uma pessoa sofreu, em razão desses danos, através do recebimento de uma quantia financeira
1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Dano moral é o dano causado a direitos extrapatrimoniais ou, ainda, aos direitos da personalidade.

Para caracterização dos danos morais, portanto, é prescindível a ocorrência de qualquer dano patrimonial, razão pela qual se mostram independentes.

O que ratifica o acima exposto é o art. 5º, V e X, da CRFB, que determinam o pagamento de danos materiais, morais ou à imagem, distinguindo-os.

Da mesma forma, a súmula 387 do STJ traz a independência dos danos morais e dos danos estéticos. Vejamos: “É lícita a cumulação das indenizações de dano estético e dano moral.”

Por fim, destacamos que os direitos da personalidade se encontram nos arts. 11 a 21 do Código Civil, bem como em dispositivos da CRFB/88 e constituem rol exemplificativo, ou seja, não se limitam apenas ao exposto nos diplomas citados.

Por exemplo, podemos citar direitos não expressos, como o direito ao esquecimento e o direito à felicidade.

O dano moral ocorre quando existe dano ao psíquico do ofendido, com ofensa a direitos da personalidade, como imagem, honra, integridade psíquica, dentre outros, acarretando sofrimento, angústia, frustração de expectativa legítima, tristeza, vexame, vergonha.

Entretanto, essa análise é subjetiva e varia de acordo com o caso concreto. Assim, para mitigar o dano moral, evitando banalização, os tribunais criaram o conceito de mero aborrecimento, que é aquele que causa mero desconforto, dissabor, desentendimento simples, dentre outros.

Em síntese, o dano moral seria o sofrimento mais grave, enquanto o mero aborrecimento seria mais brando, razão pela qual aquele gera o direito de reparação, enquanto este não gera qualquer direito patrimonial.

Como parâmetros, podemos averiguar a lesão a direitos da personalidade, a extensão do dano, as condições do autor do prejuízo e da vítima, bem como o dolo ou culpa presentes na ação, por exemplo.

São parâmetros que auxiliam na aferição do dano, mas por ser pessoal e subjetiva, deve ser aferida caso a caso.

Muito mais sobre o assunto você fica sabendo com os vídeos de Direito Civil produzidos por nossos especialistas do Passei Direto!

https://www.passeidireto.com/lista/40580753-atos-ilicitos/video/40580758-elementos-do-ato-ilicito-teoria

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais