Buscar

Qual o mecanismo da inflamação, fazendo a junção da imunidade inata até o final da imunidade adaptativa?

💡 2 Respostas

User badge image

Carlos Brandao

Células como os fagócitos vão ter uma ação no início e no final, o neutrófilo por exemplo, aparece na fase inicial da inflamação e os fagócitos mononucleares só aparecem na fase final da resposta imune inata.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A inflamação é uma resposta fisiológica do organismo ao dano tecidual local ou a uma infecção. A resposta inflamatória faz parte da resposta imune inata e, por isso, não é uma resposta específica, mas ocorre de maneira padronizada independente do estímulo. O processo inflamatório envolve várias células do sistema imune, mediadores moleculares e vasos sanguíneos.


É uma resposta a um estimulo nocivo (micróbios, toxinas, células necróticas) que ocorre em tecidos vascularizados e envolve a ativação de varias proteínas e células. Depende de mediadores químicos e esta associada a doenças infecciosas, imunológicas, vasculares e trauma.


Com o estímulo lesivo celular (físico, químico, biológico inicia-se a ativação do sistema do complemento e a lesão celular libera enzimas intracelulares, então ocorre à sensibilização seletiva) por substancias algésicas durante a inflamação (BK, 5-HT e PGs), em seguida temos a resolução ou a cronificação.


A resposta celular na inflamação aguda é mediada por neutrófilos, basófilos, mastócitos, eosinófilos, macrófagos, células dendríticas e epiteliais. Os principais mediadores químicos envolvidos na inflamação aguda são bradiquinina, fibrinopeptídeos e prostaglandinas; as proteínas do complemento (C3a, C4a e C5a), que induzem a degranulação local dos mastócitos com libertação de histamina; as interleucinas IL-1, IL-6, IL-8 e fator de necrose tumoral TNF-α.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais