Buscar

O que é Ordenamento Jurídico? Quais são suas características?

💡 2 Respostas

User badge image

Letícia

Conceitua-se Ordenamento Jurídico todo o conjunto de leis de um estado, que reúne constituição, leis, emendas, decretos, resoluções, medidas provisórias, entre outros. Em todo ordenamento encontramos dois tipo de normas: as de conduta - que prescrevem como a conduta deve ser - e as normas de estrutura (ou de competência) - que estabelecem as condições e os procedimentos através dos quais emanam normas de conduta válidas. Não é possível um ordenamento jurídico com apenas uma única regra de conduta pelo fato de ser inconcebível que um ordenamento regule todas as ações possíveis com uma única modalidade normativa.

Referência:

BOBBIO, Noberto. Teoria do ordenamento jurídico. São Paulo: Polis, 1989

 

 

 

 

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Ordenamento jurídico é o conjunto de todas as normas existentes em um estado.

Tal sistema tem normas de diferentes hierarquias, sendo a Constituição Federal a norma hierarquicamente superior a todas as outras. 

As normas de tal ordenamento, segundo Bobbio, podem ser de três tipos: as que permitem determinada conduta (permissivas) , as que proíbem (proibitivas) e as que obrigam determinada conduta (imperativa), donde conclui pela impossibilidade fática de existência de um ordenamento jurídico composto por uma norma apenas.

Ainda de acordo com Bobbio, três são as características fundamentais do ordenamento jurídico: unidade, a coerência e a completude.

Por completo, entendemos o ordenamento jurídico tem uma norma para regular qualquer caso. Uma vez que a falta de uma norma se chama geralmente “lacuna”, a completude seria exatamente a falta de lacunas. 

A coerência significa a exclusão de toda a situação na qual pertençam ao sistema ambas as normas que se contradizem.

A unidade é alcançada através da chamada “norma fundamental”, ou seja, aquela suprema, que não depende de nenhuma norma superior, e sobre a qual repousa toda a unidade do ordenamento.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas